A 48ª edição do Horário de Verão se encerra à 0h de amanhã, 18. A Elektro informou que a avaliação dos atuais impactos na redução do consumo e da demanda de energia elétrica, contida nos estudos realizados no ano de 2017 pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME), mostram que a adoção do Horário de Verão traz atualmente resultados próximos da neutralidade para o sistema elétrico. Os estudos foram avaliados no âmbito do Governo Federal, tomando-se a decisão de manter a aplicação do Horário para o Ciclo 2017/2018 e reavaliação da política para os próximos anos.
Ainda segundo a Elektro, o horário de verão teve duração de 126 dias nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. Ao melhorar o aproveitamento da luz natural pela população, a iniciativa tem como os principais objetivos reduzir o consumo de energia e diminuir a demanda no horário de pico, das 18 às 21 horas.
A reportagem encaminhou e-mail para assessoria de imprensa da Elektro perguntando quanto ao consumo de energia elétrica na região de Dracena durante o horário de verão e um comparativo com o ano de 2016, porém até o fechamento desta matéria por volta das 17h, nenhuma resposta foi enviada à reportagem.