Na região do Oeste Paulista, Panorama é uma das opções turísticas que atrai visitantes nessa época, em virtude dos ranchos e pousadas, além do Balneário Municipal Frederico Platzeck, onde ocorrerá festa do carnaval, gratuito.

Devido ao maior recebimento de turistas de cidades vizinhas e até de outros Estados, a economia local fica impulsionada registrando aumento significativo nas vendas em vários setores, como: pousadas, hotelarias e restaurantes.

Segundo o gerente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Panorama, Leandro Rodrigues, a previsão é que para o carnaval deste ano as vendas do comércio de maneira geral cresçam de 30 a 40%. Pousadas, restaurantes, conveniências, supermercados e até borracharias, são alguns dos setores da economia que mais registram movimento nesse período.

Ele lembra que no Natal e Réveillon, a cidade também fica bastante movimentada impulsionando mais uma vez o comércio.

Rodrigues destaca as pousadas e restaurantes como os principais setores da economia que mais registram movimento de turistas.

De acordo com a gerente de uma pousada em Panorama, Ioko Nakamura, as vagas estão todas esgotadas. “Há duas semanas preenchemos o quadro total de hóspedes. São 18 apartamentos para 45 pessoas”. 

Ela cita que a maioria das pessoas que locaram os apartamentos é de cidades da região e de outros Estados para passar o feriado prolongado de carnaval.

“A diária custa R$ 327 para duas pessoas, com café da manhã, almoço e jantar, além de usufruir da piscina, sauna, restaurante e quiosque” informou Ioko.

A funcionária de outra pousada da cidade, Elaine da Silva, contou que os apartamentos estão todos locados para o carnaval. Ela disse que também está recebendo muitas ligações por procura de preços.

A pousada oferece apartamentos com ar condicionado, TV, wi-fi, geladeira e camas de casal e beliche, além da área de camping que fica a 100 metros da margem do Rio Paraná.

 

RESTAURANTES

Outro setor da economia de Panorama que se destaca em época de festas é o de restaurantes.

Cláudia Myiashiro, proprietária de um estabelecimento, disse que desde a quinta-feira, 8, o movimento de turistas já começou. “É uma das melhores épocas. A previsão é que as vendas aumentem em 40%”. Ela ressalta que em dias comuns, a média é de 60 clientes que almoçam no local, além disso, também prepara 350 marmitex.

Cláudia frisou que precisou contratar mais quatro pessoas, sendo duas auxiliares de cozinha e dois garçons para suprir a demanda de movimento de turistas que irão passar pelo restaurante.