A situação do Banco de Sangue da Santa Casa de Dracena continua crítica. Os estoques de sangue de todos os tipos permanecem em níveis baixos com menos de 80 bolsas e a instituição está precisando de doadores, pedindo a colaboração de todos.
No último dia 26, o Jornal Regional trouxe matéria sobre o assunto. “O começo do ano, com as férias e o Carnaval, é um período crítico, preocupante”, ponderou a enfermeira Maria Inês Cremon Miguel, que juntamente com o médico responsável pela unidade Sylvio Adir Miguel, tem recorrido aos clubes de serviço e instituições educacionais da cidade (faculdades) para informar a necessidade de doadores e pedir apoio.
De acordo com a enfermeira, o Banco de Sangue da Santa Casa de Dracena atende quatro hospitais (Santa Casa de Dracena, Santa Casa de Tupi Paulista, Santa Casa de Junqueirópolis e Santa Casa de Panorama), AME, pacientes da oncologia, pacientes que passam por quimioterapia, postos de Saúde, Centro de Terapia de Intensiva, além das pessoas que sofrem acidentes automobilísticos ou são vítimas de violência (armas de fogo e arma branca).
Atendendo ao pedido dos doadores, o funcionamento do Banco de Sangue começou a ser realizado a partir das 7h30, neste ano. O atendimento no local é das 7h30 às 11h, de segunda a quinta-feira (nos dias úteis); às sextas-feiras são atendidos pacientes agendados que precisam fazer transfusão, com exceção dos casos de emergência.
Para doar é necessário estar com boa saúde, levar documento com foto e estar alimentado. O procedimento leva de 20 a 30 minutos, incluindo cadastro, entrevista até chegar à coleta de sangue. “Os funcionários são capacitados, os equipamentos calibrados e é importante frisar que a transfusão de sangue equivale a um transplante de órgãos, posteriormente essa material será trabalhado, não é igual a um exame clínico”, destacou.
ENDEREÇO – O Banco de Sangue funciona na rua São Paulo, ao lado da capela da Santa Casa. As doações podem ser feitas de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h. O telefone é (18) 3821-8466. Confira abaixo orientações para doar sangue disponíveis no site da Santa Casa.
REQUISITOS BÁSICOS – Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, acompanhados pelos responsáveis); pesar no mínimo 50 kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado e apresentar documento original com foto.
FEBRE AMARELA – A Fundação Pró-Sangue recomenda que as pessoas façam doação de sangue antes de tomarem a vacina contra a febre amarela. Aqueles que receberam a vacina devem esperar 28 dias para realizar a sua doação.
As pessoas que estiveram em algum município com caso confirmado da doença devem aguardar 30 dias. Quem recebeu a vacina da febre amarela há mais de 28 dias pode doar mesmo que seja de municípios com casos confirmados da doença.
Já aqueles que contraíram a enfermidade devem aguardar 6 meses após a recuperação clínica completa (alta médica) para doar sangue.