Números apresentados pela consultoria Jato Dynamics no Workshop Planejamento Automotivo 2018, da revista Automotive Business, reforçaram a rápida evolução do mercado nacional nos últimos três anos.

Entre os destaques está no aumento exponencial da oferta do câmbio automático, de sistemas multimídias com telas cada vez maiores e garantias estendidas.

A tradicional proteção de 12 meses, por exemplo, era oferecida em só 11,1% dos carros novos vendidos em 2017. Há 11 anos, esse número era de 81%. Em contrapartida, a garantia de três anos subiu de 13,6% para 73% no mesmo período.

Motores de quatro cilindros, faróis halógenos e câmbio manual também estão em queda no Brasil, enquanto controle de estabilidade, ar-condicionado de série e turbo são oferecidos em cada vez mais carros no País.

 

Compare o percentual de penetração desses equipamentos nos últimos anos:

Equipamento (série ou opcional)Ano

2006

2011

2017

Sistema multimídia

N/D

0,1%

10,8%

Lâmpadas halógenas nos faróis

99,7%

97,8%

95,3%

Motor de 4 cilindros

98,6%

97,7%

82,3%

Turbo ou compressor

1,2%

2,2%

7,8%

Câmbio manual

91,4%

80,3%

59,9%

Fonte: Jato Dynamics

 

Na apresentação Vitor Klizas, presidente da Jato no Brasil, destacou que os movimentos do mercado nacional são similares ao que ocorre em outros países, como o crescimento das vendas diretas em detrimento do varejo.

Por ser regional, a penetração do motor flex é específica do Brasil e chegou a 93,2% dos carros vendidos por aqui em 2017 (em 2006 esse valor era de 80,5%). Apesar das limitações legais, o motor diesel também vem crescendo de forma tímida, mas constante: de 0,8% em 2006 para 2,1% este ano.