Você já esteve perto de alguém que estava sujo, mas que não parecia estar ciente de sua condição? Você gostaria que essa pessoa fosse seu médico? Imagine  ele prestes a examiná-lo e você percebe que as mãos dele estão sujas… Você permitiria ser cuidado por ele? Podemos fazer um paralelo espiritual.

Milhões de pessoas são espiritualmente contaminadas, mas são inconscientes de sua necessidade de limpeza. Suas mentes estão cheias de orgulho, luxúria, ganância, ciúme, raiva, ódio, vingança, adultério e uma série de outros pecados. Seus lábios espalham fofocas prejudiciais, elas distorcem a verdade quando é para seu próprio benefício, elas contam piadas sujas, e até tomam o Santo Nome do Senhor em vão. E, no entanto, se você perguntar a essa pessoa: “Por que Deus deveria deixar você entrar no paraíso?” Ela responderá que é uma boa pessoa.

Com certeza Deus dirá, “os médicos que negam a conexão entre suas mãos sujas e a infecção de seus pacientes precisam de um microscópio para ver as bactériasque causam a infecção. Um pecador que não vê a necessidade de sua purificação precisa da convicção do Espírito Santo, através da Palavra de Deus, para enxergar a sua imundície diante do Deus Santo”. Uma vez que ele reconhecer sua grande necessidade de perdão, o pecador pode então vir a Jesus, o único que pode lidar com essa necessidade.

Jesus limpa todo pecador que se arrepende e o atrai para Ele. Você pode se perguntar: “Por que nem todos querem vir a Jesus para a limpeza espiritual?” O problema é que os pecadores são cegos pela sua impureza, e então eles não veem a necessidade de vir a Jesus.

Portanto, os pecadores devem reconhecer sua situação pecaminosa,    desesperadora e buscarem a Jesus para serem limpos. O primeiro passo neste processo é reconhecerem sua situação desesperadora. O pecado contamina,  incapacita e destrói o pecador. Mesmo as boas obras do pecador estão contaminadas como trapos sujos à vista de Deus, que é Santo (Isaías 64.6)!

O pecado também causa distância e desagregação dos relacionamentos, pois  provoca tensão e muitas vezes uma ruptura completa da convivência entre as pessoas. Maridos e esposas que antes se sentiam profundamente apaixonados, são distanciados pelo pecado. Pelo mesmo motivo, pais e filhos também tem seu relacionamento quebrado.

O pecado cresce progressivamente, terminando na morte espiritual. Se não for purificado por Jesus Cristo, o pecador enfrenta a morte física e também o que a Bíblia chama de “a segunda morte”, ou seja, a separação eterna de Deus (Apocalipse 20.14 e 15). Jesus limpa todo pecador que entrega a sua vida a Ele, tornando possível a reconciliação com o Pai Eterno. Por isso Ele nos chama a uma vida de limpeza através do arrependimento dos pecados e da obediência aos Seus mandamentos.

 

*Pastor presbiteriano