O Aeroporto Estadual Muliterno de Dracena está instalado e funcionando desde 1980, às margens da estrada vicinal João Araújo, sentido Dracena a Tupi Paulista. Diariamente recebe pousos e decolagens não regulares tanto no período diurno e noturno de pequenos e médios portes de aeronaves como, jato e turbo hélice. 

De acordo com os dados disponíveis pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) da Secretaria de Logística e Transportes, em 2016, foram 1.263 pousos e decolagens e no ano passado, 1.478, um aumento de 17%.

Ainda conforme o Daesp, em 2016, o mês de janeiro foi o que mais registrou pousos e decolagens, sendo 223. Já no ano passado, o maior fluxo de aeronaves decolando e pousando foi no mês de abril, sendo 235.

Em relação ao embarque e desembarque de passageiros, segundo os dados do Daesp, em 2016, foram 710 e no ano que passou 683, uma queda de 3,80%. Nos últimos dois anos, somente no mês de julho, 391 pessoas passaram pelo aeroporto de Dracena.

Conforme o encarregado do Aeroporto, Mariano Perez Ramos, a coincidência do maior fluxo de passageiros em julho nos últimos dois anos é devido aos eventos realizados de paraquedismo e voos panorâmicos.

Enquanto ao movimento de pousos e decolagens de aeronaves de pequeno e médio porte, Perez informa que o aeroporto é mais utilizado por aviões agrícolas, em que, funcionários das usinas sucroalcooleiras da cidade e região realizam voos para aplicações de venenos e adubagem nas lavouras, principalmente a da cana-de-açúcar.

Perez ressalta também que o aeroporto é utilizado ainda por empresários de Dracena e cidades vizinhas, assim como políticos e cantores famosos.

 

ÚLTIMOS INVESTIMENTOS

Em 2014, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) investiu R$ 4 milhões no Aeroporto Muliterno de Dracena. A partir das instalações das melhorias, o aeroporto passou a receber voos noturnos. Na época foi feito o balizamento noturno da pista, com sistema de iluminação instalado ao redor da pista de pouso. Além do balizamento, também foi realizada a iluminação do pátio, instalação de alambrados, recapeamento das pistas e sistema de arranhaduras que auxiliam no escoamento da água da chuva (groove).

Nos últimos anos, foi cogitada a instalação da empresa área Azul para operar voos comerciais para Dracena, mas as tratativas não avançaram.