A pouco menos de três meses de anunciar a lista de convocados para a Copa do Mundo, e 23 dias de escolher os jogadores para os amistosos contra Rússia e Alemanha, a comissão técnica da seleção brasileira vai intensificar observações nas próximas semanas, e novos nomes estão incluídos no radar de Tite: o meia Talisca e os atacantes Malcom e Willian José.

O bom desempenho recente do trio chamou atenção da comissão técnica, que estará em um treino e um jogo do Besiktas – time de Talisca que também estreou recentemente o atacante Vagner Love, campeão brasileiro no Corinthians de Tite em 2015 –, um jogo do Bordeaux de Malcom, companheiro de Love naquela equipe, e duas partidas da Real Sociedad, de Willian José.

A proximidade da Copa pesa contra o trio. São mínimas, neste momento, a chance de eles conseguirem vagas, mas Tite ainda busca opções que o convençam para o setor ofensivo.

Clubes de quem já se consolidou no grupo que irá ao Mundial da Rússia, disputado a partir de 14 de junho, também serão visitados. O preparador físico Fábio Mahseredjian vai priorizar treinos para colher informações sobre as condições dos convocáveis, enquanto os auxiliares Sylvinho, Matheus Bachi, Fernando Lázaro e Thomaz Araújo, esses últimos três do Centro de Pesquisa e Análise de jogadores, irão a jogos.

Tite e seu braço-direito Cleber Xavier ficarão no Brasil, mas também viajarão. O técnico vai assistir ao segundo jogo da decisão da Recopa, entre Grêmio e Independiente, em Porto Alegre, enquanto Cleber estará em partidas que também envolvem atletas observados.

Esses três nomes incluídos recentemente no radar iniciaram a temporada a mil. Willian José, de 26 anos, fez gols nos últimos quatro jogos da Real Sociedad, que tenta se recuperar na liga espanhola – ocupa a 14ª colocação. O centroavante, com passagens por São Paulo, Grêmio e Santos, é o quinto artilheiro da competição, com 11 gols, atrás de Messi (20), Suárez (16), Iago Aspas (16) e Stuani (12).

Malcom fará 21 anos no fim de fevereiro e é velho conhecido da comissão técnica. No Bordeaux, oitavo colocado do Campeonato Francês, o atacante tem oito gols (12º na lista) e cinco assistências (6º principal garçom). Ele esteve na mira de Arsenal e Tottenham na janela de transferências de janeiro, e queria sair. Isso aumentaria, inclusive, suas possibilidades na Seleção.

Talisca, de 24 anos, fez cinco gols em três jogos seguidos, em janeiro, e é uma das esperanças do Besiktas no dificílimo duelo contra o Bayern de Munique, pela Liga dos Campeões.

ALEXANDRE LOZETTI E EDGARD MACIEL DE SÁ

Globoesporte.com