A decisão do governo federal de decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro, na sexta-feira (16), tem dado margem à circulação de inúmeras mensagens nas redes sociais – muitas delas falsas.

Circula, por exemplo, no WhatsApp um vídeo com a movimentação de tanques em uma estrada acompanhado da legenda: “Rodovia Presidente Dutra. Rumo ao Rio de Janeiro. Agora o bicho vai pegar👇🏻👇🏻👇🏻”. Mas não é verdade.

O vídeo em questão circula desde 2013. E não se trata da Rodovia Presidente Dutra, e sim da Fernão Dias (BR-381), que liga São Paulo a Minas Gerais.

Consultado pelo G1, o Exército diz que o video é, de fato, antigo, e não tem nada a ver com a intervenção. As Forças Armadas dizem que as imagens mostram um deslocamento administrativo considerado normal.

Também circula nas redes sociais uma mensagem com uma ameaça de prisão para pessoas que circularem sem documentos e carteira de trabalho assinada após as 22h no Rio de Janeiro. Isso também não é verdade.

Consultado pelo G1, o Exército informa que a mensagem é totalmente falsa.

Veja a íntegra da mensagem falsa:

“Min Ex:

Boletim interno SPOEX14/771_8

Defere em parecer de urgência que, à partir das 00:00 hrs do dia 18/02/2018, qualquer cidadão que estiver em via/rua depois das 22:00 terá que estar portando um documento de identificação junto com a CTPS assinada, caso contrário será levado sob custódia para um quartel (ainda a ser definido) na vila militar.

Ficam todos os cidadãos cientes que se algum menor de idade abaixo dos 18 anos que forem pegos na rua serão levados presos. Ficam proibidas a circulação de motocicletas a noite, em hipótese alguma será aceito justificativa. Algumas comunidades serão cercadas.

Quem for pego armado será levado imediatamente para um centro de triagem e averiguação, sendo sujeito a interrogação e procedimentos militares.

Carros que tentarem voltar na contra-mão correm o risco de serem parados a tiros salvaguardando assim o bem estar do agente. Serão dias difíceis porém necessários.

Exército brasileiro

BRAÇO FORTE – MÃO AMIGA”

É ou não é?’, seção de fact-checking (checagem de fatos) do G1, tem como objetivo conferir os discursos de políticos e outras personalidades públicas e atestar a veracidade de notícias e informações espalhadas pelas redes sociais e pela web. Sugestões podem ser enviadas pelo VC no G1, pelo Fale Conosco ou pelo Whatsapp/Viber, no telefone (11) 94200-4444, com a hashtag #eounaoe (caso prefira, a hashtag pode ser enviada logo após a mensagem também!).