Os mais 300 alunos da EMEFI Guilherme Tammerik ganharam a restauração do pátio da escola, que foi mobilizada através de uma ação social do projeto “Novo Olhar”, desenvolvido pelos colaboradores da agência do Sicredi de Dracena. Esses colaboradores são integrantes de um projeto macro da Sede Regional do Sicredi, chamado Acreditadores.
PROJETO ACREDITADORES – É formado por colaboradores representantes de cada agência e da Sede Regional Administrativa do Sicredi, que inspirados pela história, missão, visão, valores e princípios da empresa, são responsáveis em contribuir com o fomento do cooperativismo, com as boas práticas e estratégias dos Programas Sociais, ações e eventos junto à sua equipe, associados e comunidade.
O papel dos Acreditadores é o de fomentar a cultura do cooperativismo, identificar oportunidades, influenciar bons exemplos e mobilizar a comunidade para ações do bem.
Dentro dessa possibilidade, a agência de Dracena desenvolveu o Projeto Novo Olhar, com o objetivo de colaborar com a melhoria do ambiente de entidades, através de pintura e revitalização de prédios. Desse modo, encontraram apoio junto à Prefeitura Municipal, Secretaria da Educação e diretoria da Escola Emefi Guilherme Tammerik – Bairro brasilândia, uma escola de período integral que atende mais de 330 alunos para a realização de um projeto de pintura e revitalização do pátio central da escola. O trabalho envolveu a escola e seus professores de artes, para criação de uma obra artística com o tema do Programa A União Faz a Vida, do qual a escola faz parte. “É o Sicredi incentivando ações que promovam a qualidade de vida não só dos nossos associados, mas da comunidade de uma forma geral” avalia João Alberto Salvi, presidente da cooperativa Sicredi Centro Oeste Paulista.
SOBRE O PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA – O Programa A União Faz a Vida é desenvolvido pelo Sicredi e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, teve início em 2017 em três escolas municipais de Dracena. A EMEFI Ottília Braz Noguerol, EMEFI Profº Sérgio Liberatti e EMEFI Guilherme Tammerik, alcançando no total 1.200 alunos.O programa visa objetivos de cooperação e cidadania, onde centenas de crianças e adolescentes, instigados por seus educadores através do currículo escolar, tem desenvolvido vários projetos, mobilizando comunidades de aprendizagens para dentro das salas de aulas, buscando conhecimento além dos muros das escolas. O programa é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e está presente em mais de 300 cidades do país. “Em poucos meses foram muitos bons projetos apresentados pelas crianças e adolescentes, nosso objetivo é ampliar o Programa para mais escolas”, afirma o vice presidente da cooperativa Carlos Henrique dos Santos.
Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua.