Ontem, 12, a notícia da greve por tempo indeterminado dos servidores dos Correios estava nos principais sites de noticiais do País. Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentec), a mobilização nacional foi aprovada em assembleia dos sindicatos. As reivindicações da categoria, além da mudança no plano de saúde da empresa, são: contra as alterações no plano de cargos, carreiras e salários; a terceirização na área de tratamento; privatização da estatal; a suspensão das férias dos trabalhadores; a extinção do diferencial de mercado e a redução do salário da área administrativa.
Em Dracena, os atendimentos na agência dos Correios seguem normais, assim como as regiões que aderiram ao movimento sindical.
A reportagem do Jornal Regional entrou em contato por e-mail com a assessoria de imprensa dos Correios em Bauru, que representa as agências na região, e a mesma enviou a seguinte nota: “A paralisação parcial, iniciada nesta segunda-feira, 12, por alguns sindicatos da categoria, ainda não tem reflexos nos serviços de atendimento dos Correios. Até o momento, todas as agências, inclusive nas regiões que aderiram ao movimento, estão abertas e todos os serviços estão disponíveis. Ainda conforme a nota, “neste fim de semana 10 e 11, os Correios já colocaram em prática seu Plano de Continuidade de Negócios, de forma preventiva, para minimizar os impactos à população. Até o momento, a paralisação está concentrada na área de distribuição levantamento parcial realizado na manhã de hoje (ontem) mostra que 87,15% do efetivo total dos Correios no Brasil está presente e trabalhando, o que corresponde a 92.212 empregados, número apurado por meio de sistema eletrônico de presença. No interior do Estado de São Paulo, 92,39% do efetivo está trabalhando hoje (ontem) o que equivale a 10.090 empregados”.