O atendimento para a emissão da carteira de trabalho digital já acontece na Casa da Cidadania em Junqueirópolis. O documento é gratuito e no formato de passaporte. A mudança integra o projeto de modernização do Ministério do Trabalho e Emprego.

O sistema tem validação nacional dos dados do trabalhador. Todas as informações serão cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira. O cadastro permitirá ainda a realização de consultas sobre a vida profissional do trabalhador, como saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), contagem do tempo de serviço e pagamento de abono salarial.

De acordo com a agente responsável pelo procedimento para emissão da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência social), Maria Aparecida Silva de Mendonça, o serviço conta com equipamentos modernos conforme as exigências do Ministério do trabalho para inibir a prática de fraudes em benefícios pagos pelo Governo Federal.

Para fazer o pedido, o trabalhador deve fornecer apenas o RG, CPF e cópia do comprovante de endereço.

Após o cadastramento a carteira deve ser entregue ao trabalhador em um prazo de 15 dias úteis, dependendo da demanda. Quem já tem o documento não precisa se deslocar até os postos para emitir uma nova carteira. A antiga permanece válida.

SERVIÇO – A Casa da Cidadania fica na rua São Salvador 1001, telefone (18) 38413674, com atendimento das 8h ás 11h e das 13h às 17h. Lembrando que nos casos de extravio ou roubo é necessário apresentar os documentos pessoais originais, um boletim de ocorrência e número da carteira anterior.