Sem dúvidas o Airsoft é um dos melhores esportes para se divertir e curtir bons momentos com os amigos e se socializar. O avanço tecnológico das armas e a segurança que os equipamentos de proteção proporcionam vêm conquistando cada vez mais novos adeptos para a modalidade.

Quando você decide ser um praticante de Airsoft, a primeira questão que vem à mente é qual arma comprar. Este é um questionamento natural e difícil de solucionar, até mesmo porque não é um esporte barato e suas opções devem resultar em um produto com o melhor custo-benefício possível.

Para ajudar na sua escolha, separamos algumas dicas que podem facilitar a sua vida na hora de comprar a sua primeira arma de Airsoft. Antes de começar, você deve se perguntar se realmente está disposto a praticar este esporte. Se a resposta for “sim”, tenha em mente que deverá comprar um equipamento de qualidade, porque o mesmo vai lhe acompanhar por boa parte da sua vida nele.

Escolha sua posição no time

O bom trabalho de equipe é uma das grandes virtudes do Airsoft. Quando cada membro desempenha seu papel com perfeição, o time se torna imbatível. Então, logo de cara, você deve saber qual será sua posição na equipe e, de acordo com a função, qual armamento será o mais propício para elevar o seu desempenho. Abaixo segue as quatro posições básicas:

  • Suporte – Gunnar: São os chamados “tanques”. Possuem armamento pesado e distraem os inimigos geralmente usando muita munição, enquanto a tropa segue avançando. Suas armas são pesadas e mais caras, geralmente utilizam as: m249 SAW, RPK e FAMAS;
  • Close Quarters Combat (CQC): São membros que lidam com espaço de 20 metros e precisam se movimentar de forma mais ágil e com bastante atenção. Devem estar atentos aos adversários e as ordens do líder da equipe. Usam armas mais leves e de cano curto como: M4 CQB, MP5, P90 e G36C;
  • Rifleman (Assalto): Podemos dizer que é a posição da “massa”, sendo ideal para os novatos que estão dando seus primeiros passos no jogo. Podem lidar com espaços de 30 a 70 metros. Suas armas mais comuns são: M4, Ak47 e G36;
  • Sniper: Paciência e sangue frio são as características deste soldado, mas o seu equipamento, além de caro, também precisa de uma boa prática para ser usado com precisão. Não é uma posição indicada para quem está começando. Os rifles mais utilizados são: VSR-10, Bar-10, PSG1 e L96.

Tipo de propulsor

Quanto ao seu funcionamento de disparo, o armamento de Airsoft se destaca em três categorias. Como são muito parecidas com as armas convencionais, existem leis que regulamentam o porte e utilização deste equipamento. A pistola de Airsoft e os demais rifles e carabinas com propulsão de mola ou elétrica só podem ser utilizadas por maiores de 18 anos. As que possuem mecanismo a gás devem ser usadas por pessoas com mais de 21 anos. A seguir você pode ver as características de cada uma:

  • Mola (Spring): São armas que precisam ser recarregadas a cada disparo. Combina com rifles de precisão utilizada por snipers, que não precisam atirar continuamente;
  • Elétricas (AEG): Funcionam com baterias ou pilhas AAA. Também são conhecidas como AEG (Automatic Eletric Gun), podendo ser semi ou full automáticas e são os tipos mais vendidos e utilizados pelos praticantes de Airsoft;
  • Gás (GBB): Assim como o modelo AEG, são automáticas, porém, sua propulsão é de gás propano, Green Gas ou CO2. Como proporcionam uma maior “pressão”, o tranco se assemelha a uma arma real. Para comprar este tipo de equipamento é necessário apresentar o Certificado de Registro fornecido pelo Exército Brasileiro.

Crie simpatia com o seu equipamento

Uma dica muito legal – e por que não dizer óbvia – é você simpatizar com a arma que está comprando. Então, no momento da compra, verifique o peso, como fica a empunhadura e se ficou confortável para carregar e mirar.

Outro ponto interessante é a facilidade com que o seu equipamento tem de receber upgrades. Procure marcas que permitam customizar o armamento e que tenham peças de reposição no mercado para futuras manutenções. E, por falar nisso, uma dica importante é sempre promover a conservação da sua Airsoft. O bom uso aliado à limpeza e reparos, quando necessários, garantem a durabilidade do seu investimento.