A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio inspecionou 732 embarcações durante a Operação Verão 2017/2018, iniciada no dia 22 de dezembro de 2017 e encerrada no dia 19 de fevereiro de 2018.  O objetivo foi zelar pela segurança das atividades náuticas na nossa área de jurisdição, especialmente em um período de natural aumento do uso de embarcações para atividades recreativas e turísticas. Com o conceito “Segurança da Navegação: quem valoriza a vida respeita”, a Operação Verão 2017/2018 teve como lema a valorização da vida e a responsabilidade do proprietário e do condutor da embarcação, especialmente durante as atividades de lazer.

 

Resultados

Foram emitidas 98 notificações. Entre as principais causas das notificações estão não portar a habilitação (CIR ou CHA), não portar o título de inscrição da embarcação (TIE ou TIEM) ou portar a habilitação ou título de inscrição da embarcação com prazo de validade vencido. Na Operação Verão deste ano, 22 embarcações foram apreendidas.

 

Fiscalização

A Marinha do Brasil, por meio da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, reforçou a fiscalização na sua área de jurisdição durante o período do Carnaval. A ação, que fez parte da Operação Verão 2017/2018, teve como objetivo incrementar a segurança da navegação, a segurança da vida humana nos rios e a prevenção da poluição ambiental proveniente de embarcações.

Durante a Operação, os militares fiscalizam, por exemplo, documentos dos condutores e da embarcação, a lotação das embarcações, disponibilidade de coletes salva-vidas homologados pela Marinha do Brasil, par de remos, bóia circular e extintor, estes últimos para embarcações com motorização acima de 30HP, que diferente do motorista, o aquaviário, muitas vezes, encontra-se navegando em áreas que, numa situação de emergência não dispõe de qualquer tipo de apoio ou auxílio, a não ser do que possui a bordo.  

 Outra preocupação é o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores e o respeito às áreas destinadas aos banhistas e àquelas de uso exclusivo de motoaquáticas e embarcações.

Nessas inspeções, a população e, principalmente, os condutores de embarcações são orientados a obedecerem às normas de segurança, com a divulgação da campanha “Quanto vale uma vida? Segurança da Navegação: quem valoriza a vida respeita”, da Diretoria de Portos e Costas (DPC).