A vida de esportistas foi facilitada, de alguma forma, com as inovações tecnológicas que ajudaram no rendimento e na recuperação destes atletas profissionais ou pessoas que praticam algum esporte, sejam por diversão ou para manter a saúde e a boa forma.

Dentre os diversos equipamentos no mercado, as mochilas de hidratação vêm ganhando cada vez mais adeptos, principalmente por solucionar um dos maiores problemas para praticantes de Motocross, mountain bike e pessoas que costumas fazer longas trilhas: a falta de água.

Uma solução simples para um problema desagradável

Nem é preciso enfatizar que a hidratação é fundamental para a saúde das pessoas, sendo atleta ou não. E é por esse motivo que muitos esportistas, como os praticantes de Motocross, por exemplo, terminam a atividade mais cedo ou deixam de seguir determinada trilha, porque não existe nenhum lugar para comprar água pelo caminho.

Este simples detalhe, no qual faz toda a diferença, foi solucionado pelo americano Roger Fawcett, ainda na década de 80. Como morava em uma região muito quente no Texas, Fawcett tinha problemas para se hidratar quando fazia longas pedaladas na região onde morava. Com muita criatividade, Roger desenvolveu a primeira mochila de hidratação, onde ficou mais fácil armazenar a água e poder se hidratar sem restrições.

Escolha um modelo de acordo com o seu perfil

De lá para cá, a tecnologia se encarregou de aperfeiçoar este acessório. As novas mochilas são anatômicas, constituídas de material resistente e revestidas com isolante térmico, para deixar a sua bebida gelada e agradável durante sua prática esportiva. Um discreto tubo com uma espécie de torneira serve para hidratar o usuário. Não é preciso esforço ou parar totalmente a atividade para beber água.

Atualmente, no mercado, existem mochilas com design e volumes variados. Para pequenos percursos, a de dois litros é ideal para não carregar muito peso e ainda levar itens básicos como documentos, chaves e alguma alimentação. Em caso de trilhas muito longas, é possível contar reservatórios de até 12 litros. Na hora de comprar a mochila, leve em consideração alguns fatores como:

  • Duração da sua atividade;
  • Tamanho do compartimento de líquido;
  • Se a mochila fica confortável nas costas e ombros;
  • Além da água, o que mais será carregado.

Dicas na hora de comprar o equipamento

Esses questionamentos são importantes porque o usuário vai treinar e ficar todo o tempo com a mochila nas costas. Se a sua atividade não levar mais que uma hora, por exemplo, não vale a pena investir em um equipamento mais caro, com mais capacidade e nem carregar um peso extra.

É essencial a mochila de hidratação ficar confortável, sem forçar ou machucar as costas e ombros. Procure as que ficam anatomicamente ajustadas ao seu corpo. Não faça sua trilha sem o equipamento, muito pelo contrário, quanto mais usar a mochila, melhor o seu corpo vai se adaptando a ela.

Organize os itens que sempre leva nas trilhas, para caber no acessório. Se você não gosta de parar, nem para fazer um lanche, procure mochilas com compartimentos nas alças, para que você tenha acesso a barras de cereais e chocolates, sem precisar parar a sua moto ou corrida.

Como todo objeto voltado para práticas esportivas, é muito importante ser resistente. Procure mochilas de hidratação com material lavável e de boa durabilidade. Sempre é aconselhável comprar em lojas especializadas em artigos esportivos, afinal, não adianta comprar um equipamento de baixa qualidade que não aguente o seu ritmo.