O Ministério da Saúde lançou recentemente a nova campanha publicitária para aumentar a cobertura vacinal no País contra o vírus do HPV e meningite, em virtude da baixa adesão das doses aplicadas em todos os Estados da federação. Atualmente, em São Paulo, 49,9% das meninas e 36,7% dos meninos foram imunizados contra o HPV.
Em São Paulo, desde a incorporação da vacina HPV no Calendário Nacional, a cobertura com as duas doses é de 49,9% entre meninas de 9 a 14 anos e 36,7% entre os meninos de 12 e 13 anos, com a primeira dose.
Em Dracena, a auxiliar de enfermagem da sala de vacina do Postão “Dr. Takashi Enokibara”, Irene Betoni, diz que neste mês está sendo realizada a mobilização e comunicação quanto à importância das vacinas do HPV e meningite para os adolescentes. Ainda segunda ela, ao dia, é aplicada uma média de cinco doses da vacina contra o HPV e quatro de meningite.
Irene informa que a procura rotineira por essas vacinas está normal, no entanto, houve redução nas aplicações das doses de HPV e meningite. “HPV em janeiro foram aplicadas 70 doses; fevereiro, 60 e março até a última sexta-feira foram 25”.
Já em relação à imunização contra a meningite, Irene lembra que em janeiro foram aplicadas 26 doses, fevereiro 19 e neste mês, 6 doses.
Irene comenta que meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem tomar a vacina contra o HPV. Ela ressaltou que a imunização contra a doença é aplicada em duas doses com o intervalo de seis meses.
Já em relação à imunização contra a meningite, a profissional da saúde diz que é aplicada uma dose única para quem tem mais de um ano de idade.
Ela ressaltou que é importante lembrar que os pais levem a caderneta de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao imunizar contra o HPV e meningite, os adolescentes ficam protegidos contra o câncer do colo de útero, boca, intestino, pênis e meningocócica C, respectivamente.
SERVIÇO – O Centro de Saúde “Dr. Takashi Enokibara” está localizado na avenida Washington Luís e a sala de vacinas funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 15h.