Policiais militares ambientais durante patrulhamento, em atendimento à denúncia de caça de aves silvestres constataram cinco gaiolas contendo um coleiro papa capim, escondidas na propriedade. As aves não se encontravam em condições de maus tratos, tinham água e comida em abundância, e estavam em local coberto e seguro.

A Polícia informou que foi observado que uma ave continha anilha com descrição do Ibama e sinais evidentes de domesticação; as outras apresentavam características de terem sido capturadas recentemente. O proprietário da área informou que capturou as aves na própria chácara, com a utilização de alçapões, inclusive o pássaro anilhado.

Diante do constatado foi elaborado em desfavor dele, auto de infração ambiental, por apanhar cinco coleiros papa capim, espécies da fauna silvestre nativa, sem a devida autorização da autoridade competente, com multa simples no valor de R$ 2.500,00.

As aves que apresentavam sinais evidentes de estado bravio foram soltas na mata da Fazenda Atlântida e a ave anilhada foi recolhida e depositada na sede do pelotão da PM Ambiental para consulta da anilha junto ao Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass), no intuito de identificar o proprietário do pássaro.

Os materiais apreendidos, sendo as 5 gaiolas e 2 alçapões, foram depositados na sede do 2° Pelotão de Dracena a disposição da Justiça.

A ocorrência infringiu o artigo 29 da lei federal n° 9605/98 e será apresentada via ofício à delegacia de polícia de Adamantina.