O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a Prefeitura de Paulicéia, por meio da Coordenadoria de Assistência Social, e o CRAS , realizou nos dias 12 e 13 deste mês, o curso de processamento artesanal de carne de peixe.
O curso foi ministrado pela instrutora Divarcy Aparecida Silva, onde participantes tiveram aulas teóricas para aprender a comprar peixes de boa qualidade observando cor da pele, cor dos olhos, escamas, congelamento, salga do peixe entre outros. Na parte prática tiveram a oportunidade de aprender receitas fáceis com pescados, onde há total aproveitamento do produto, além de técnicas de conservação da carne, produção de pratos típicos, filetagem (corte) e defumação, professor e alunos interagiram na fabricação dos produtos, como linguiças, croquetes, pastel, bolinho, kamaboko, fishburguer e defumados.
Os participantes do curso ficaram impressionados ao descobrir que é possível aproveitar todas as partes do peixe e o que antes era descartado, pode ser utilizado e se tornar um prato saboroso.
O engenheiro agrônomo Guilherme Batistela, coordenador do convênio, parabenizou os alunos pela participação incentivando os mesmos a buscar novos conhecimentos. “O curso além de abrir portas de trabalho, melhora a renda familiar e eleva a autoestima do aluno”. finalizou.