Com o objetivo de levar cursos de capacitação profissional aos moradores de Paulicéia – principalmente nas comunidades rurais -, a Prefeitura mobilizou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para cursos de promoção social e cursos de formação profissional gratuitos. A parceria foi firmada pela primeira vez na cidade. O pedido partiu do prefeito Ermes da Silva e o engenheiro agrônomo Guilherme Batistela, que foi nomeado coordenador do convênio.
No total, serão realizados mais de 25 cursos no período de um ano (2018), com o objetivo de viabilizar cursos de qualificação para as famílias ligadas aos programas sociais, mantidos pelo município, incluindo as famílias que fazem parte da agricultura familiar. O investimento do Faesp/Senar é em torno de R$ 132 mil.
Os cursos serão coordenados pelos profissionais do Senar com a Prefeitura, que oferecerá o suporte necessário como contrapartida sem nenhum custo aos cofres públicos.
O prefeito Ermes afirmou que a qualificação profissional das famílias de Paulicéia sempre foi uma das suas principais metas. “Nós nos comprometemos de que vamos cuidar das pessoas acima de tudo. E essa uma maneira de fazer isso. Nós vamos qualificar as pessoas para que possamos dar oportunidade delas serem inseridas no mercado de trabalho. Hoje, o comércio e as empresas, exigem profissionais qualificados. È necessário que o profissional tenha conhecimento e domínio daquilo que ele faz. E a prefeitura preocupada com isso, buscando cumprir sua responsabilidade, vai oportunizar a população cursos gratuitos, visando o mercado de trabalho”, afirmou.
As inscrições já estão abertas para dois cursos que começam neste mês: curso de processamento artesanal de carnes e peixes e curso de casqueamento e ferrageamento em cavalos.
O primeiro (processamento artesanal) tem duração de 16 horas, com início previsto para 12 de março, necessário levar os documentos pessoais e um comprovante de residência no CRAS. Já o curso de casqueamento tem duração de 32 horas e deve ter início em 26 de março, necessário levar os documentos pessoais e um comprovante de residência na Casa da Agricultura. Nas duas atividades é necessário ter no mínimo 18 anos. Lembrando que as vagas são limitadas e o aluno terá material didático e no final dos cursos receberam certificado.
SERVIÇO – Mais informações ou esclarecimentos na Casa da Agricultura (avenida Fortunato Campante 2.014) ou pelo telefone (18) 3876-1120.
CURSOS DE PROMOÇÃO SOCIAL
Artesanato em bambu; artesanato em couro; artesanato em argila; aproveitamento integral dos alimentos; processamento artesanal de carne de peixes; processamento artesanal de leite.
CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Animais peçonhentos; administração rural (legislação); administração rural (outorga para uso); bovinocultura de leite (inseminação artificial); bovinocultura de leite (formação e manejo de pastagem); equideocultura (casqueamento e ferrageamento); equideocultura (preparar o animal para lida); equideocultura (preparar o animal para comercialização); equideocultura (doma racional); equideocultura (rédeas); meliponicultura; aplicação de agrotóxicos; incêndio; operação e manutenção de tratores agrícolas; eletricista.