Hoje, 15, é comemorado o Dia do Consumidor. E para ter as garantias e deveres em leis para os consumidores e empresas, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania é responsável na intermediação para sanar problemas.

No dia 11 de março de 1991, foi criado e entrou em vigor o Código do Consumidor, em que completa 27 anos. De lá para cá uma série de garantias conquistadas estão sendo questionadas em vários setores com o objetivo de excluir direitos sob o argumento de que mudanças seriam “mais vantajosas” para o consumidor.

Em Dracena, segundo a diretora do Procon, Phriscila Dantas das Neves Novais, de janeiro até ontem, 14, foram registradas 484 reclamações de consumidores, sendo a  que mais se destaca é a contratação do serviço de telefonia móvel e fixa. Ainda segundo ela, os motivos dos consumidores em interromper esse serviço são os cortes de gastos e cobranças indevidas por parte das empresas.

Ainda de acordo com Phriscila, no ano passado, foram registradas 596 reclamações de consumidores, sendo a que mais se destaca é o empréstimo consignado de bancos.

Segundo a diretora, cerca de 30 pessoas são atendidas por semana. Conforme ela, as reclamações são frequentes, principalmente nas datas comemorativas, em virtude das trocas de presentes.

 

SERVIÇO

O Procon de Dracena funciona no Centro Dracenense de Atendimento ao Cidadão (Cedrac), que fica localizado no cruzamento da avenida José Bonifácio com a rua Maracaju, centro da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h.