O movimento de vendas do varejo paulistano chegou ao décimo mês consecutivo de recuperação ao crescer 5,8% em fevereiro, na comparação com fevereiro de 2017. As vendas a prazo subiram 7,5% e à vista o aumento foi de 4%, indicou levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Este foi o melhor fevereiro desde 2014, quando a alta nas vendas havia sido de 8,6%.

Segundo o presidente da ACSP, Alencar Burti, o bom desempenho do varejo paulistano no segundo mês do ano ocorreu pela base fraca de comparação e também pela melhora do cenário macroeconômico.

Segundo o presidente da ACSP, Alencar Burti, o bom desempenho do varejo paulistano no segundo mês do ano ocorreu pela base fraca de comparação e também pela melhora do cenário macroeconômico.

“O carnaval deste ano ajudou as vendas, mas a grande explicação está nas fortes quedas que ocorreram nos dois últimos anos e nos fatores macroeconômicos. Com juros menores, prazos mais longos e maior renda das famílias, o comércio tem um caminho mais favorável para crescer. O varejo está em franca recuperação”, disse.

Os dados mostram que – na comparação com janeiro – as vendas tiveram queda de 6,2%, com -5,7% nas vendas à vista e -6,6% nas vendas a prazo. Segundo a ACSP, o recuo é sazonal.

Na comparação com janeiro deste ano, o movimento de vendas de fevereiro na capital apresentou queda média de 6,2% (-5,7% à vista e -6,6% a prazo). O recuo neste mês é meramente sazonal, por janeiro ser um mês típico de promoções e liquidações nas lojas, além de janeiro ter três dias úteis a mais do que em fevereiro.

“Contudo, é importante notar que o carnaval de rua vem crescendo em São Paulo, tornando-se uma da data comercial forte. Há claramente um estímulo, antes quase inexistente, no comércio de bebidas, roupas e adereços nessa época do ano”, analisou Burti.