O vereador Alex Barreto (PSB), líder do prefeito na Câmara Municipal, representou o chefe do Poder Executivo municipal, Giulio Pires, na reunião organizada pela Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap) no anfiteatro da biblioteca municipal de Adamantina, que tratou sobre a implantação do aterro sanitário regional naquela cidade para atender municípios pertencentes à região da Nova Alta Paulista (Parapuã até Panorama).

Os diretores da empresa TCL, sediada em São José do Rio Preto, responsáveis por esse aterro falaram sobre o andamento da execução do projeto, cronograma, condições de parceria, valores estimados por tonelada de resíduos sólidos gerados. O investimento está orçado em R$ 36 milhões.

A área de 53 alqueires terá capacidade de receber até mil toneladas  por dia de resíduos sólidos, com previsão de receber resíduos de cidades num raio de 150 km.

Segundo nota divulgada pela Amnap, cada tipo de resíduo sólido terá a destinação especifica. Resíduos domésticos serão aterrados dentro dos padrões fixados pela legislação ambiental. Resíduos industriais e hospitalares também receberão o manuseio adequado. Os resíduos de construção civil, por sua vez, serão processados e reciclados para aproveitamento.

A empresa é quem vira buscar o resíduo, o município não precisará percorrer quilômetros até o aterro.

Na opinião do vereador Alex Barreto, a ideia é excelente. Só precisamos avaliar os custos que a Prefeitura terá para contratar esta empresa que cuidará da destinação final de todo o resíduo produzido na cidade. “Estou confiante neste projeto”, destacou o vereador panoramense.