Um menino, de um ano e dez meses, morreu vítima de meningite viral e hipertensão intracraniana. O óbito foi confirmado nesta quarta-feira (4) pela Prefeitura de Adamantina, cidade na qual a criança residia. A Secretaria Municipal de Saúde realiza orientações sobre a prevenção da doença e já fez a higienização na creche Sonho de Criança, no bairro Mário Covas, onde ele estudava.

Conforme contou ao G1 a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Rosemary Mantovani, Gabriel Valentin de Souza foi internado no dia 20 de março na Santa Casa de Adamantina, em estado febril, e foi liberado no dia seguinte. Com uma piora no estado do menino, a mãe o levou para um neurologista em Marília (SP), que identificou uma hipertensão intracraniana.

Diante de um estado de saúde já grave, a criança ficou internada no Hospital Materno Infantil, onde morreu na tarde da última segunda-feira (2).

 

Cuidados

 

Rosemary Mantovani relatou ao G1 que Gabriel teve amidalite – inflamação na garganta – e foi internado, bem como afastado da creche. Na época, começou na unidade de educação um surto de diarreia e o surgimento da Síndrome da Mão-Pé-Boca, cujo procedimento também é a higienização local. Neste intervalo, houve a confirmação do óbito por meningite viral. A creche já havia sido submetido à limpeza.

A creche do bairro Mário Covas tem 70 crianças matriculadas e, destas, 12 foram diagnosticadas com a Síndrome da Mão-Pé-Boca, que já foram afastadas da unidade de ensino.

A Prefeitura de Adamantina já enviou um comunicado e começou um trabalho de orientação em todas as unidades escolares e de desinfecção, segundo a enfermeira. As creches deverão se atentar à limpeza e também à ventilação, ou seja, deixar as áreas bem arejadas.

A enfermeira ressaltou ao G1 que para ambas as doenças – meningite viral e a síndrome – a melhor forma de prevenção é a higiene pessoal e local. A primeira patologia não possui vacina e a segunda é recente no Brasil.

 

Gabriel Valentin de Souza foi diagnosticado com meningite viral (Foto: Cedida)

Gabriel Valentin de Souza foi diagnosticado com meningite viral (Foto: Cedida)