Considerados profissionais de grande importância na construção civil, os serralheiros celebraramm o seu dia na segunda-feira, 23. São eles os responsáveis pela confecção, reparo e instalação de peças em chapas de metal, como zinco, latão, alumínio, cobre, aço, ferro galvanizado e estanho, além de trabalharem na fabricação de esquadrias, portas, grades e vitrais.

Porém, mais do que celebrar a data, é importante fazermos a seguinte reflexão: para que esses profissionais realizem seu trabalho é necessário ou não uma combinação de talento e técnica? Com certeza, sim. Por isso, investir constantemente em capacitação e atualização é de extrema importância. Afinal, novos equipamentos e tecnologias surgem a todo momento e podem aumentar a produtividade desses profissionais.

A partir do momento que são compreendidas as inovações constantes das ferramentas, os serralheiros têm a opção de escolher de forma certeira quais produtos vão ajudar de maneira mais eficiente na execução dos serviços diários. Afinal, por mais que ele seja excelente em suas funções, caso não tenha em mãos os equipamentos adequados, a qualidade do trabalho vai ficar comprometida.

Vale lembrar ainda que qualquer profissional pode ter acesso a itens capazes de garantir conforto, eficiência e segurança durante a operação. Nesse sentido, entre os diversos tipos de ferramentas que os profissionais usam no dia a dia, podemos destacar os arcos de serra, tesouras, trenas, discos de corte, alicates de pressão de soldas e brocas para perfurar metais.

Além das ferramentas de trabalho, outro ponto fundamental para a rotina dos serralheiros é a segurança, com o uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPIs), responsáveis por garantir um dia de trabalho sem lesões.

Outra sugestão que pode parecer bobagem  é a importância do armazenamento de forma organizada, pois mais do que uma medida de segurança, ao evitar que o profissional se machuque com uma tesoura ou ponta de broca, por exemplo, garante um aumento da produtividade ao tornar mais fácil a visualização dos itens. Além disso, a iniciativa garante um aumento da vida útil dos equipamentos, pois evita as ferramentas tenham contato umas com as outras.

Diante desses pontos, é importante ressaltar que, assim como qualquer profissional, o serralheiro precisa buscar capacitação e ter em mão ferramentas seguras, capazes de proporcionar uma redução do esforço físico e que garantam mais velocidade na execução das tarefas. Isso vai garantir praticidade, produtividade e conforto. Parabéns a todos os serralheiros do Brasil!

* Coordenador técnico de produto de empresa multinacional de ferramentas e acessórios para profissionais