O programa Pontos de Cultura, que oferece incentivo financeiro e kits de audiovisual e música a grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural, está de volta. O edital de premiação do programa foi lançado em cerimônia na sede da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo nesta quinta-feira, 29, com presença do governador Geraldo Alckmin, do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e do secretário da Cultura do Estado, José Luiz Penna.
“A cultura transforma a sociedade e nos faz pessoas melhores. Tem também uma importância grande no contexto de uma economia cada vez mais voltada à automatização nos setores primário e secundário. É no terciário, que inclui cultura, turismo e serviços, que estarão os empregos”, discursou o governador.
A reativação do Pontos de Cultura, após um hiato de cinco anos, premiará 544 iniciativas culturais – 94 a mais do que na última edição. Do total, 144 iniciativas receberão a premiação no valor de R$ 60 mil e 400 receberão a premiação em forma de Kit Cultura de Audiovisual ou Kit Cultura Musical. O programa contará com 35 agentes mobilizadores, sete fóruns regionais e a TEIA – Encontro Estadual de Pontos de Cultura.
As premiações atendem as ações estruturantes da Política Nacional Cultura Viva, que tem como objetivo assegurar e ampliar o protagonismo da diversidade cultural do Estado de São Paulo. A política também busca garantir o acesso aos meios de fruição e difusão cultural, para potencializar energias sociais e culturais e dar vazão à dinâmica própria das comunidades, entrelaçando-as e desenvolvendo uma cultura cooperativa e transformadora.
“A iniciativa de retomar os Pontos de Cultura é um reflexo do trabalho da Secretaria em expandir iniciativas culturais para cada vez mais municípios, fortalecendo a ideia de que a cultura deve falar com todos e contribuir para transformar comunidades”, celebra José Luiz Penna, secretário da Cultura do Estado.
O Edital de chamamento será lançado em breve no site da Secretaria de Estado da Cultura (www.cultura.sp.gov.br) e no site do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br).