O outono chegou e a prova disso são os sinais que ele dá. Chuvas fortes e repentinas, mudanças drásticas de temperatura, presença de nevoeiros em cidades serranas. A jardineira Carol Costa do site Minhas Plantas, explica que, “quem tem gramado deve mantê-lo um pouco mais alto, para conservar melhor a umidade, proteger a grama do frio e aumentar a resistência às pragas – de 3 a 4 cm são o bastante”.
Além disso, nessa época do ano, costuma aparecer aranhinhas minúsculas que se escondem na parte debaixo das folhas ásperas e enchem a planta de manchas brancas. Para combater isso, use calda de cebola que protege suas plantas também de outros insetos sugadores, como pulgões e cochonilhas. De maneira geral, as flores entram em dormência nessa estação, por isso, diminua ligeiramente as regas e mantenha os vasos protegidos de correntes de vento, afirma a jardineira.
A receita da calda de cebola está logo abaixo.
Ingredientes:
– 2 cebolas grandes
– 1 litro de água
Modo de fazer:
Descasque as cebolas e corte-as em cubos médios, o suficiente para que não enrosquem no liquidificador. Adicione 1 litro de água e bata as cebolas no liquidificador até virar uma pasta. Coe e borrife a calda nas plantas, uma vez por semana, nunca nos horários de sol forte. Guarde o que sobrar no congelador por até seis meses.
A calda da cebola é um inseticida natural e pode te ajudar muito nesta estação do ano.