Conforme levantamento feito pelo Sincomércio do Pontal do Paranapanema/Alta Paulista, em janeiro, os municípios da Alta Paulista, pertencentes à base sindical, tiveram saldo positivo no número de postos formais de trabalho.

Foram criadas nove vagas e eliminadas seis, perfazendo um saldo positivo de três vagas. O destaque foi o município de Paulicéia, que criou oito vagas, sendo três no setor de materiais de construção, três em lojas de móveis e decorações, uma em perfumaria/farmácia e uma em outras atividades.

O destaque negativo foi Tupi Paulista, que perdeu três vagas, ou seja, criou nove vagas, mas eliminou 22 vagas, seguido pelo setor de vestuário, tecidos e calçados, que eliminou 19 vagas.

Considerando as duas regiões que compreendem o Sincomércio – Pontal do Paranapanema e Alta Paulista-, em janeiro foram fechados 20 postos de trabalho formal. O saldo negativo é resultado de 182 admissões e 202 desligamentos. Com isso, 92 vagas foram eliminadas no acumulado dos últimos 12 meses, saldo de 2.117 admissões e 2.209 desligamentos. O varejo do Pontal do Paranapanema/Alta Paulista encerrou o mês com 6.708 trabalhadores ativos, sendo o setor de supermercados o que mais emprega.

Em janeiro, três das nove atividades registraram saldo negativo de vagas com destaque para os supermercados. No acumulado de fevereiro de 2017 a janeiro de 2018, em termos absolutos, a redução do mercado de trabalho do comércio varejista das duas regiões afetou mais fortemente os setores de materiais de construção e lojas de vestuário, tecidos e calçados. (Com informações assessoria de comunicação Pontal do Paranapanema/Alta Paulista)