O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, disse nesta sexta-feira (6) que a rede social vai exigir a confirmação de identidade e localização dos anunciantes que fizerem publicações políticas.
Trata-se de uma nova medida para remediar o dano à imagem do Facebook provocado pelo escândalo envolvendo o vazamento de dados de usuários pela consultoria de marketing político Cambridge Analytica, que pode ter afetado 87 milhões de pessoas.
Ele disse que uma das prioridades do Facebook é “garantir o discurso positivo e impedir a interferência nas eleições”, lembrando que países importantes como Brasil, EUA, México, Índia e Paquistão terá eleições em 2018.
Veja abaixo o anúncio dele na íntegra traduzido, em seu perfil no Facebook.
“Com eleições importantes chegando nos EUA, México, Brasil, Índia, Paquistão e outros países no próximo ano, uma das minhas principais prioridades para 2018 é garantir que apoiamos o discurso positivo e impedir a interferência nessas eleições.
Depois que identificamos a interferência russa nas eleições de 2016 nos EUA, implementamos com sucesso novas ferramentas de inteligência artificial que levaram às eleições especiais do Senado da França, Alemanha e Alabama, em 2017, que removeram dezenas de milhares de contas falsas. No início desta semana, removemos uma grande rede de contas falsas russas que incluíam uma organização de notícias russa.
Hoje estamos dando mais dois grandes passos:
Primeiro, a partir de agora, todos os anunciantes que desejarem exibir anúncios políticos ou de emissão precisarão ser verificados. Para ser verificado, os anunciantes precisarão confirmar sua identidade e localização. Qualquer anunciante que não passar será proibido de exibir anúncios políticos ou de emissão. Também os identificaremos como anunciantes e eles terão que mostrar quem pagou por eles. Estamos começando isso nos EUA e expandindo para o resto do mundo nos próximos meses.
Para uma transparência ainda maior nos anúncios políticos, também criamos uma ferramenta que permite que qualquer pessoa veja todos os anúncios que uma página está executando. Estamos testando isso no Canadá agora e vamos lançá-lo globalmente neste verão. Também estamos criando um arquivo de anúncios políticos antigos que permite buscas.
Em segundo lugar, também exigiremos que as pessoas que gerenciam páginas grandes sejam verificadas. Isso tornará muito mais difícil para as pessoas executarem páginas usando contas falsas ou para crescerem viralmente e disseminarem informações erradas ou conteúdo divisório dessa maneira.
Para exigir a verificação de todas essas páginas e anunciantes, contrataremos milhares de pessoas. Estamos comprometidos em fazer isso a tempo para os meses críticos antes das eleições de 2018.
Estes passos por si só não vão parar todas as pessoas que tentam jogar com o sistema. Mas eles tornarão muito mais difícil para qualquer um fazer o que os russos fizeram durante a eleição de 2016 e usar contas e páginas falsas para veicular anúncios. A interferência das eleições é um problema maior do que qualquer outra plataforma, e é por isso que apoiamos a ei de anúncios honestos. Isso ajudará a elevar o nível de toda a publicidade política online.”