A Polícia Civil do Estado de São Paulo trabalha desde o dia 06.02.2018 (data da deflagração da Operação Desvio Certo), no acompanhamento de um dos principais líderes do grupo de “roubo” e desvio de cargas do país que foi revelado pela Operação Interestadual Desvio Certo (ocorrida nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina), que movimentaram entre fevereiro a maio de 2017, mais de 8,3 milhões em cargas, em evidente prejuízo a economia nacional
Com a deflagração da operação pela PCSP, por meio da Delegacia de Polícia de Teodoro Sampaio-SP e DEINTER 8, apurou-se que o alvo JOIVALDO THOYSE BORGES DA SILVA, 51 anos, que se identifica como jornalista, com escritório em São Paulo estava em Orlando, EUA, com viagem de retorno marcada para os dias seguintes. Como o indiciado não retornou, a Polícia Civil da região de Presidente Prudente intensificou os trabalhos de investigações e inteligência para alcançar o foragido.
No último sábado, uma ação integrada entre a Polícia Civil da região de Presidente Prudente (DEINTER 8), Polícia Federal de São Paulo e de Foz do Iguaçu, US Immigration and Customs Enforcement-ICE, Polícias de Imigração do Paraguai e dos Estados Unidos e Polícia Nacional do Paraguai impediu que o foragido ingressasse no Paraguai, proveniente de um voo da Cia Aerea Copa Airlines, com rota Panama a Assunção.
Em ação conjunta às polícias dos países passaram a acionar as autoridades paraguaias que prontamente compreenderam a relevância do caso e recusaram o ingresso do procurado em seu território.
Com a imprescindível participação da Embaixada do Brasil e do Adido da Polícia Federal em Assunção, após a revogação do visto americano e recusa de ingresso pelo governo paraguaio, JOIVALDO foi impedido de entrar naquele país ou de retornar aos EUA e, consequentemente foi expulso para o Brasil, de acordo com a Convenção de Chicago, em outro voo que pousou em Guarulhos, às 16h de ontem (29/04/2018), quando o mandado de prisão brasileiro foi cumprido.
Na manhã de hoje (30/04/2018), polícia civis de Teodoro Sampaio estiveram na Polícia Federal no aeroporto de Guarulhos, ratificaram o cumprimento do mandado de prisão preventiva de JOIVALDO THOYSE BORGES DA SILVA, que neste momento está sob escolta com destino a Presidente Venceslau, interior de São Paulo, onde será interrogado e encaminhado, a seguir, a cadeia Pública (de Presidente Venceslau).
O homem preso é um dos principais articuladores de desvio de cargas no Brasil e gerenciava, a partir de São Paulo, um extenso e complexo “empreendimento criminoso” desvelado pelo trabalho de investigações e de inteligência policial da área do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – DEINTER 8 de Presidente Prudente-SP.
O mandado de prisão foi expedido pela Justiça Estadual de Teodoro Sampaio em razão de inquérito policial que investiga os crimes de roubo de cargas, associação criminosa, falsa comunicação de crime, lavagem de bens e valores, receptação e outros delitos. A quadrilha sob investigação atuava de forma a ramificar seu alcance a outros Estados da Federação, contando ainda com a colaboração de motoristas contratados pelas empresas, para o transporte das mercadorias, que simulavam roubos e passavam antecipadamente à quadrilha fotos das cargas e das notas fiscais para conhecimento do seu conteúdo.
O centro da distribuição e negociação das cargas de todo o país estava sob coordenação de JOIVALDO THOYSE BORGES DA SILVA.
O Inquérito da Operação Desvio Certo foi presidido pelo delegado de polícia Edmar Rogério Dias Caparroz, que é titular da Polícia Civil em Teodoro Sampaio e que coordena os trabalhos e interrogará o preso.