Faltando menos de uma semana para o fim do prazo para envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2018 o volume de entrega ainda é muito baixo. Segundos dados da Receita Federal, foram recebidas até as 17h da segunda-feira, 23 de abril, 16.410.177 de declarações no País. A expectativa é de que 28,8 milhões de contribuintes entreguem o documento, assim, ainda faltam 12 milhões de declarações.
A assessoria de comunicação da Delegacia da Receita Federal de Presidente Prudente informou a pedido do JR o total de declarações entregues relativamente à DIRPF2018, para o município de Presidente Prudente, de Dracena e dos circunscritos à Agência da Receita Federal em Dracena. Até segunda-feira, 23, na cidade de Dracena constam 4.857 declarações. Segundo a assessoria, a previsão apenas para o município é de 7.812 declarações.
Para quem não entregou, chegou a hora de correr para garantir a entrega, a melhor restituição e evitar multas. O prazo final de entrega será o dia 30 de abril, próxima segunda-feira. O que faz com que escritórios de contabilidades montem ações especiais para atender a demanda até tarde da noite. Exemplo é o contador Elisandro Renato de Avance, do escritório Diâmetro, em Dracena.
Ele conta que há 18 anos faz sozinho toda à demanda do Imposto de Renda recebida pelo escritório. Para isso, Elisandro diz que trabalha este mês inteiro de segunda a segunda, com todos horários fechados na agenda para o serviço. O comprometimento do profissional é tão grande que até para falar por telefone com a reportagem ele mostrou pressa para dar cumprimento à obrigação.
O contador já fez 220 declarações, segundo ele, restavam ser concluídas cerca de 150.
A multa mínima para o contribuinte que não entregar até segunda-feira, 30, é de R$ 165,74 e a máxima é de 20% do imposto devido.