A Polícia Civil do Rio de Janeiro acredita que o rapper inglês Kenny Vulcan, de 20 anos, desaparecido na cidade se matou.
As buscas foram encerradas, informaram a delegada Ellen Souto, da Delegacia de Descoberta de Paradeiros, na tarde desta sexta-feira (27). O artista tinha depressão e sua mochila foi encontrada no mar da Barra da Tijuca.
A polícia acredita que não há qualquer crime relacionado ao desaparecimento e que Kenny se atirou no mar. “Tudo o que foi construído na investigação pelo o histórico emocional dele, pela extinção das redes sociais, nós acreditamos que ele tenha voluntariamente se projetado ao mar”, disse a investigadora.
O rapper desapareceu na tarde do dia 13, quando tinha deixado um estúdio de gravação e iria para a casa da namorada, a estudante Renata Lima. Ela não conseguiu entrar em contato com ele e também reparou que suas redes sociais, nas quais era muito ativo, tinham sido deletadas.
De acordo com as investigações, Kenny pegou um Uber e foi em direção ao Mirante do Roncador. Sua mochila com todos os seus pertences – incluindo passaporte, computador, HD – foi encontrada no mar por surfistas no sábado (16).
As buscas do Corpo de Bombeiros foram encerradas na quinta-feira (27). Vistorias aéreas também foram feitas na orla do Rio de Janeiro. Apesar de ter finalizado a procura no mar, a polícia segue monitorando diariamente todos os cadáveres que dão entrada nos IMLs da região, inclusive de cidades da costa como Ubatuba.
Saiu de Londres pra fugir da depressão
Quando saiu de Londres, Kenny Vulcan estava no último período da faculdade de teatro e enfrentava uma depressão profunda. A família do cantor afirmou à delegada que o filho estaria tentando fugir dos problemas pessoais e veio para o Brasil. No último mês, o músico estava passando por problemas financeiros e morava de favor na casa da namorada.
“A família tem plena convicção que ele veio para o Brasil para abandonar os problemas dele em Londres e ele só voltaria quando a carreira se tornasse bem sucedida no Brasil. (…) Desde dezembro ele recebeu uma série de ‘não’ das gravadores quando apresentava o trabalho dele. Ele começou a ter dificuldades financeiras para pagar o próprio aluguel e no último mês ele estava morando de favor com a namorada dele e tinha começado a vender alguns bens pessoais”, disse Elen Souto.
Outros fatos que levam a Polícia Civil a acreditar que Kenny se suicidou é que ele apagou suas redes sociais antes de desaparecer. O motorista do Uber que levou o músico até o Mirante do Roncador afirmou que o único comportamento diferente que ele teve foi fazer anotações em um caderno durante todo o trajeto entre o estúdio e a orla.
Ponta em filme de Spielberg
Rapper, ator e modelo, o inglês de 20 anos chegou ao Brasil em dezembro. Ainda pouco conhecido mas com participações promissoras, Kenny apareceu em videoclipes de artistas como James Blunt e Sam Smith e fez pontas em filmes como “Jogador Nº1”, de Steven Spielberg, e “Animais Fantásticos: Os crimes de Grindelwald”, escrito por J.K. Rowling, que será lançado no fim deste ano.