O Corinthians segue em festa pela conquista do Campeonato Paulista sobre o rival Palmeiras, mas já olha para o futuro. Após levantar a taça, diretoria e comissão técnica se voltam para o planejamento para o segundo semestre, quando o clube disputará Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores, caso passe da fase de grupos.

Dentre as definições pendentes, estão renovações de contratos de alguns titulares e saídas de atletas. O Timão também busca reforços de diferentes perfis.

– O primeiro passo é não perder ninguém – avisou o técnico Fábio Carille.

 

Jogadores e funcionários do Corinthians comemorando o título paulista (Foto: Marcos Ribolli)

Jogadores e funcionários do Corinthians comemorando o título paulista (Foto: Marcos Ribolli)

Confira abaixo os próximos passos do Corinthians:

 

Contratações

 

Não é novidade para ninguém que o Timão busca um camisa 9 para substituir Jô, vendido ao Nagoya Grampus, do Japão, no fim do ano passado.

Porém, como a janela para contratações de clubes do exterior só abre em 20 de junho e o Corinthians vê carência de centroavantes no Brasil, o clube pode esperar até depois da Copa do Mundo para reforçar o ataque.

Além do camisa 9, a diretoria alvinegra planeja contratar jovens apostas, como explica o técnico Fábio Carille:

– A ideia de ter jogadores jovens está acontecendo, o Matheus Matias foi um caso. O Andrés tem essa ideia desde que assumiu a presidência, de trazer seis ou sete jovens, como ele fez com Jucilei, Edenilson… o Corinthians já teve essa filosofia ali atrás.

 

Renovações

 

Segue a novela para a renovação de contrato do zagueiro Balbuena. O paraguaio adota tom otimista, mas ainda não há acordo para ele prorrogar o seu vínculo com o Timão, que acaba no fim do ano.

 

Outro que tem contrato se encerrando em dezembro e já manifestou o desejo de permanecer é o meia Jadson, de 34 anos.

Segundo o técnico Fábio Carille, o atacante Emerson Sheik, que no início do ano firmou acordo por apenas seis meses, também deve permanecer pelo menos até o fim da temporada.

 

Saídas

 

Ao mesmo tempo em que pensa em trazer novos jogadores, o Corinthians também tenta enxugar o atual elenco e deseja emprestar ou vender atletas que estão fora dos planos.

Na última segunda-feira foi definida a situação do volante Jean, que nem sequer foi inscrito no Campeonato Paulista, e acertou empréstimo com o Botafogo.

O lateral-direito Léo Príncipe e o atacante Kazim podem ser os próximos a saírem.

O clube também tenta encontrar um destino para o atacante Bruno Paulo, que desde o começo da temporada treina separadamente do elenco corintiano no CT Joaquim Grava.

A situação do volante Maycon é diferente. O jogador voltou a se firmar como titular da equipe, mas tem uma proposta de cerca de R$ 24 milhões do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e deve sair.

 

Esquema

 

Depois de mudar muito durante o Paulistão, Carille deseja fixar um esquema tático. Para isso, a chegada de um centroavante é fundamental.

Enquanto o camisa 9 não chega, o treinador afirma que seguirá montando a equipe de acordo com cada adversário.

– Eu vou continuar até ter uma certeza, jogo a jogo, olhando o adversário. É claro que nossas ideias e nossos princípios de compactação, independentemente do sistema, irá continuar. Isso eu acho fundamental para o futebol. Mas a gente ainda está buscando uma formação tática ideal de acordo com o nosso elenco.