Durante o ano de 2017 a Sabesp flagrou em Adamantina seis fraudes que caracterizaram o furto de 245 mil litros de água entre os consumidores locais. Os números oficiais da região foram divulgados pela assessoria de imprensa da empresa.
Segundo a nota, a Sabesp flagrou 943 casos de furto de água entre janeiro e dezembro de 2017 em 21 das 62 cidades que compõem sua unidade regional de Presidente Prudente (quadro abaixo).
No total, foram desviados 35,9 milhões de litros, volume suficiente para abastecer aproximadamente 10,8 mil habitantes durante um mês.
Os maiores índices – inclusive pelo porte da cidade – foram identificados em Presidente Prudente, com 501 furtos que somaram 18,5 milhões de litros de água desviados ao longo de 2017.
Em seguida aparece Assis, com 227 furtos e o desvio de 3,39 milhões de litros. Em Tupã foram 32 flagrantes, com furto de 1,74 milhões de litros.
Segundo a Sabesp, a identificação dos furtos é feita por um setor da companhia especializado no combate às fraudes aplicadas ao sistema de abastecimento de água. Essa equipe monitora o histórico de consumo e vistoria os imóveis. “Com esse trabalho, a Sabesp evita o desperdício, já que quem furta água não se preocupa com o consumo e pode prejudicar o abastecimento de toda a vizinhança”, explica o superintendente regional da Sabesp, Antero Moreira França Junior.
Fonte: Sabesp