“Platão descreveu o ser humano e o mundo em que vivemos, dividindo a realidade em duas partes contrastantes: o mundo sensível e o mundo inteligível. O corpo humano pertence ao mundo sensível e a mente humana ao mundo inteligível. O corpo por pertencer ao mundo sensível, é mortal, transitório e menos que o real. A mente por pertencer ao mundo inteligível, é imortal, permanentemente e efetivamente real (ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Filosofia para uma Teologia Inovadora. Santo André: Editora Academia Cristã Ltda, 2009.). Zabatiero nos esclarece que o grande filósofo grego vê o corpo como algo impuro, desprezível, menos importante e relevante e com menor prestígio do que a alma. Já a segunda parte, ou seja, a alma, é considerada como algo completamente oposto do corpo, sendo detentora de um status elevado e vista como pura, portanto, de maior valor.

Acima descrevi de forma muito resumida, o pensamento de um homem a respeito do ser humano. Mas, como Deus nos vê? Embora a Bíblia nos traga inúmeros argumentos mostrando que nós, apesar de possuirmos corpo e alma, não somos divididos em duas partes: o corpo (matéria) impuro, sem prestígio, e a alma (espiritual) perfeita. O Senhor nos vê como um todo.

Por falta de espaço, basearei minha argumentação no Salmo 103, versículo três: “É Ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças”. Quando o texto nos fala que Deus perdoa os nossos pecados, está falando que Ele se esquece das nossas iniquidades e da nossa natureza pecaminosa. A condenação já não existe mais a partir do momento em que entendemos que Ele nos dá a justiça de Cristo ao nos arrependermos dos nossos pecados e entregamos nossa vida a Jesus. Isto significa que o Senhor nos redime totalmente, isto é, nos purifica de todos os pecados.

A Palavra de Deus não afirma que somente a alma dos que morrem depois de se entregarem a Cristo será purificada, mas também nos fala a respeito do nosso corpo que ressuscitará, será aperfeiçoado e irá ao encontro de Jesus para morar no céu (1 Tessalonicenses 4.13 a 18 e 1 Coríntios 15. 52 a 54).

Conclui-se, portanto, que os que partirem em Cristo não irão para o céu como se fossem fantasmas (que nem existem). Se Jesus voltar hoje, ou você partir para a eternidade, você será um dos que subirão com o corpo transformado e glorificado para se encontrar com Ele nos ares a caminho para o céu? Para que isso aconteça, você só precisa entregar a tua vida a Jesus e Nele crer como o teu único salvador e Senhor.

 

*Pastor presbiteriano