O município de Dracena foi classificado em 5º lugar, dentre aproximadamente 100 cidades, no Prêmio Josué de Castro de combate à Fome e à Desnutrição 2018, promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo Estado de São Paulo.
A iniciativa da participação foi da Secretaria Municipal de Educação, por meio de um projeto pautado em política pública em parceria com a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Limpeza Pública, e as cooperativas Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Dracena (COPADRA) e Associação J. Marques de Jaciporã. As entidades são produtoras de alimentos naturais (legume, verdura, fruta, polpa de fruta e leite) que oferecem todos os hortifrútis para sete mil alunos da rede, de acordo com a Lei 11.947/2009 que prevê o gasto de no mínimo 30% da verba enviado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para a compra de gêneros alimentícios vindos da agricultura familiar.
O projeto aprovado é denominado “Saúde na Horta” que possui em suas estratégias palestras voltadas à alimentação saudável, reuniões com gestores para alinharem as ações referentes ao projeto, visitas de alunos nas hortas que fornecem alimentos para a merenda, reunião para envolvimento do Conselho de Alimentação Escolar nas discussões sobre o assunto, entre outras etapas de desenvolvimento.
Esse prêmio tem como objetivos identificar, certificar, premiar e difundir iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional.
O município atende a alimentação das unidades escolares municipais e estaduais (sendo essa firmada por convênio), com cardápios elaborados e balanceados, visando variedade, saúde e qualidade, planejados pela nutricionista responsável Mariana Bodini Rossetto.
Para a profissional, “o município de Dracena é referência na aquisição de produtos de gêneros alimentícios, vindos da agricultura familiar local, alimentos estes que são diversificados, sendo alguns orgânicos, e de ótima qualidade nutricional, melhorando a alimentação dos alunos”. Destaca ainda que “é de extrema importância o incentivo ao conhecimento dos alimentos, através desses projetos que levam os alunos às hortas, promovendo boas práticas de alimentação saudável”.
Para a secretária de Educação, professora mestre Vanessa Redígolo Castilho “oferecer aos alunos uma alimentação de qualidade é fundamental e esse projeto apontou importantes resultados, delineando números significativos ligados à melhoria de hábitos alimentares dos estudantes”.
O prefeito, professor Juliano Brito Bertolini destacou que “o município de Dracena vem desenvolvendo e oferecendo um trabalho de excelência em alimentação escolar, comprovado por importantes premiações nacionais nos anos de 2012 e 2013, e isso demonstra a garantia do provimento de uma merenda adequada disposta por lei que está sendo atendida devidamente pela prefeitura, por meio das secretarias e cooperativas envolvidas”. Destaca ainda que “a intenção é que essa excelência se mantenha, refletindo especialmente na contribuição à saúde dos alunos”.
Nas primeiras colocações ficaram os municípios e projetos a seguir, respectivamente, 1ª colocada Prefeitura de Botucatu – “Agricultura Urbana”, 2ª colocada Prefeitura de Rio Claro – “Horta Solidária: Experiência bem sucedida no município de Rio Claro”, 3ª colocada Prefeitura de Lins – “Projeto Horta nas Escolas”, 4ª colocada Prefeitura de Pindamonhangaba – “Roda de saberes em alimentação saudável” e 5ª colocada Prefeitura de Dracena – “Saúde na Horta”.