O curso de Educação Física participou do workshop “Basquete sobre rodas 3x3”, promovido pelo Sesc (Assessoria Fundec/Unifadra)

O curso de Educação Física da Unifadra, mantida pela Fundec, participou do workshop “Basquete sobre rodas 3×3”, promovido pelo Sesc. Estiveram presentes alunos e docentes do curso e representantes da Associação da Pessoa com Deficiência Física Superando Limites – ADEF SULI de Dracena.

Segundo as professoras Luciana Takahashi e Bruna Turi, coordenadoras do curso, a ação foi um diferencial na formação dos acadêmicos, especialmente, na área de Atividade Física Adaptada, permitindo contato prático com profissionais da comissão técnica e paratletas, levando à reflexão sobre a importância da atuação do profissional de Educação Física na vida de pessoas com algum tipo de deficiência.

O evento fez parte da programação do V Seminário de Esportes Inclusivos, Participativos e de Lazer e contou com a apresentação da Jumper Team e do professor Paulo Brancatti, da Unesp de Presidente Prudente.

Um ponto alto do evento foi o depoimento da atleta profissional integrante da Seleção Feminina de Basquete em Cadeira de Rodas Paola Klokler, que nasceu com má-formação congênita no membro inferior esquerdo e, desde muito nova, teve que enfrentar, além das dificuldades, o despreparo da família em lidar com sua suposta limitação. A atleta falou sobre sua superação e demonstrou na prática várias situações de jogo.

O curso de Educação Física participou do workshop “Basquete sobre rodas 3×3”, promovido pelo Sesc (Assessoria Fundec/Unifadra)

Os alunos também vivenciaram o esporte adaptado, na cadeira de rodas desenvolvida para esta prática.