As aulas na creche Escola Municipal Carrossel em Ouro Verde, no bairro Nova Esperança, foram suspensas hoje pelo prazo de 30 dias ou até que se ateste a reversão da situação de proliferação de escorpiões no local. A decisão da Prefeitura foi tomada em razão da infestação de escorpiões que estava colocando em risco 125 crianças de 0 a 3 anos que frequentam a unidade de segunda a sexta.

A Prefeitura decretou situação de Emergência Sanitária Pública no município tendo em vista a existência de situação anormal provocada por motivo de proliferação de escorpiões.  O decreto suspende as atividades com alunos na creche-escola e autoriza a execução de ações de forma mais rápida que o trâmite burocrático normal. Ficou estabelecido que o município está autorizado a efetuar as mobilizações necessárias para reforçar as ações de respostas e a realização de campanhas educativas junto a comunidade; também fica autorizado a efetuar contratação de pessoas necessário para início imediato de plano emergencial de combate aos escorpiões como adquirir materiais, equipamentos, produtos inseticidas e locação de maquinário; a Divisão de Vigilância Municipal realizará busca aos animais peçonhentos, através de visitas casa a casa, num raio de no mínimo 200 metros da creche-escola e o setor de Limpeza Pública realizará frente de limpeza e intensificação das atividades para eliminação de lixos e entulhos que servem de criadouros.

De acordo com o secretário de Educação Rodrigo Barbosa Cruz, foi realizada reunião, ontem, com vereadores, Sucen e Vigilância Epidemiológica, entre outros representantes de segmentos que definiu a decisão da medida.

O secretário explicou que as crianças só teriam mais dez dias de aula e, que mesmo assim, a diretora e coordenadora da escola estavam em reunião com a assistente social para triagem com os pais que realmente não têm onde deixar os filhos. Após a triagem, algumas crianças serão atendidas no Clube da Criança, a partir de segunda-feira.

Ainda de acordo com o secretário, nesta semana em dois dias foram encontrados quase 40 escorpiões nas proximidades da creche e hoje, as máquinas da Prefeitura realizaram limpeza de áreas vizinhas ao local e foi feita a retirada de troncos de árvores. Cruz também afirmou que o Ministério Público foi notificado da decisão tomada pela Prefeitura.

Cruz ainda pontuou que a creche foi inaugurada há um ano e meio e que está situada próximo da zona rural próxima à plantação de eucaliptos e que a Vigilância Epidemiológica vem acompanhado a situação desde abril deste ano. “Já havíamos adotado todas as medidas, como tapar ralos, janelas e dedetização periódica. Todos os pais vêm acompanhando a situação e foram compreensivos. A infestação não é na creche, é ao redor da creche. Estamos priorizando a vida”, considerou.

 

Confira a nota de esclarecimento enviada pela Prefeitura

 

NOTA PREFEITURA – “A Prefeitura Municipal de Ouro Verde, por força do Decreto Municipal 3.805 de 22 de novembro de 2018, suspendeu temporariamente as atividades com alunos na Creche Escola Municipal Carrossel por trinta dias ou até que se ateste a resolução do problema de proliferação de escorpiões que vem assolando os arredores e até mesmo prédio da referida escola.

A prefeitura considerou o Relatório de Vistoria Técnica apresentado pela Superintendência de Controle de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, bem como a manifestação do Conselho Municipal de Educação e manifestação jurídica.

Segundo o Prefeito Municipal, O Sr Nilson da Silva, a reincidência da aparição de escorpiões, em quantidades consideráveis nos arreadores e no prédio que abriga a Creche Carrossel põe em risco a saúde das crianças, principalmente por conta de que uma picada do artrópode, pode ocasionar acidente fatal.

Todas as medidas paliativas possíveis para conter os escorpiões foram tomadas pela prefeitura antes de tomar a decisão de suspender as atividades”, encerrou a nota.