O município de Adamantina conta com 8 profissionais médicos vindos de Cuba por meio do Programa Mais Médicos para o Brasil em Cooperação com a OPAS. No entanto, 6 profissionais já interromperam suas atividades, pois retornam a Cuba no final de semana.
A Secretaria de Saúde está articulando e fazendo uma escala com os profissionais que permanecem no município para que nenhuma ESF fique descoberta em período integral, pois o objetivo é não prejudicar a ponta que necessita do atendimento que é a população.
A administração municipal pede que os munícipes tenham calma neste momento de transição, mas que em breve tudo será resolvido da melhor forma possível para todos.
O Programa de Provisão de Médicos do Ministério da Saúde – Projeto Mais Médicos para o Brasil, publicou ontem o edital nº18 que visa o preenchimento das vagas ociosas deixadas por esses profissionais.
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 25 de novembro às 23h59. Na primeira fase só serão aceitos profissionais médicos com inscrição ativa no CRM. Os profissionais interessados que se inscreverem terão até o dia 07 de dezembro para se apresentarem nos municípios e darem início as atividades.
A expectativa é que em menos de 30 dias todas as vagas serão repostas.