Na próxima segunda-feira, 3 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional das Pessoa com Deficiência. Conforme informação da Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Na maioria das vezes, esses problemas são tratados pelo restante da população como um motivo para a discriminação, o que dificulta uma vida de qualidade e digna para as pessoas com algum tipo de deficiência.

Esta semana, na terça-feira, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdefi), de Dracena promoveu a 9ª Virada Inclusiva, na Câmara Municipal.

O presidente do Conselho, Cléber Regiani falou com a reportagem do Jornal e Portal Regional sobre o evento.

Pessoas com deficiências, familiares, empresários, profissionais de vários segmentos, autoridades municipais, entre outros participantes marcaram presença. O público pôde acompanhar palestra ministrada pelo juiz de direito da comarca de Panorama, Thiago Henrique Grigorini que falou sobre acessibilidade como inclusão social.

Regiani disse que Grigorini ressaltou a importância da sociedade se conscientizar sobre a capacidade dos deficientes e inclui-los no mercado de trabalho. “Se aquela pessoa não pode mais permanecer na atividade que desenvolvia, precisa ser encaminhada para outra função”, citou Regiani lembrando a fala do juiz que tem deficiência física e comentou sobre tal durante o evento.

“O dr. Thiago nasceu com deficiência física e precisou amputar uma perna, mas nem por isso deixou de lutar pelos objetivos e sonhos dele. Essa atitude foi muito bem colocada pelo juiz durante a Virada ao público”, comentou Regiani ressaltando a fala do magistrado durante a explanação dele na Câmara.

Ainda houve apresentação musical pelos deficientes visuais Antônio e Andrea.

Cléber Regiani pontuou que o Comdefi é constituído pela Apae, Avahu e Adefi-Suli e secretarias municipais. Segundo ele, em Dracena há cerca de 10 mil pessoas com deficiência.

 

Presidente do Comdefi, Cléber Regiani, juiz de direito Thiago Grigorini, vereador Célio Ferregutti, prefeito Juliano Bertolini, gerente da Associação Comercial e Empresarial, Rosana Valcezi (Lucas Mello/JR)