O município de Dracena conta com uma médica cubana que atende na ESF Júlio Bragato, no Jardim Jussara. Segundo a Prefeitura informou a pedido do Jornal e Portal Regional, manterá o contrato com a profissional até o dia 31 de dezembro deste ano, conforme previsto em contrato. Após a data, a municipalidade relatou que aguardará o posicionamento oficial do Governo Federal, já que a profissional ocupa uma vaga de um convênio do município com esfera federal, ficando então a critério do Governo Federal como este cargo é preenchido.

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, detalhou o novo edital do Programa Mais Médicos e informou que as inscrições de médicos brasileiros e estrangeiros que tenham registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) começam hoje, 21, às 8h. As inscrições no programa poderão ser feitas até o dia 25 de novembro às 23h59.

O edital foi publicado ontem, 20, no Diário Oficial da União e vai ofertar 8.517 vagas em 2.824 municípios e 34 distritos indígenas, maior parte delas ocupadas atualmente por médicos cubanos que atuavam no país por meio da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O ministro também informou que caso as vagas disponíveis não sejam preenchidas elas serão oferecidas, por meio de um novo edital a ser lançado no próximo dia 27, a médicos brasileiros e estrangeiros que não possuem registro no CRM e nem foram aprovados no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

O prazo para que os médicos assumam os novos postos de trabalho é curto, segundo o ministro, para evitar que a população fique desassistida após o anúncio do governo cubano de sair do programa no Brasil, por discordar de exigências feitas pelo governo eleito de Jair Bolsonaro.

O Mais Médicos ganhou atenção nos últimos dias, após comunicado da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) de que o governo cubano teria encerrado a cooperação no programa, sinalizando o retorno dos 8.332 profissionais de Cuba em atividade.

Na região de Presidente Prudente, a situação atinge diretamente 17 municípios que são vinculados com a modalidade. De acordo com o portal do próprio programa, são 40 vagas ofertadas a essas cidades. Na maior atuação, vem o município de Adamantina, que dispõe de 10 vagas para o Mais Médicos. O número não significa que todo espaço já está preenchido, muito menos que ocupação integral seja por cubanos, contudo, a realidade possibilita uma maior desatenção à cidade, num possível problema de contratações, por poder abrigar uma quantidade maior, conforme informou o jornal O Imparcial, em Presidente Prudente.

 

CIDADES DA REGIÃO QUE TÊM PARTICIPANTES DO PROGRAMA

Adamantina – 10 vagas

Dracena – 1 vaga

Flora Rica – 1 vaga

Flórida Paulista – 3 vagas

Inúbia Paulista – 1 vaga

Lucélia – 1 vaga

Marabá Paulista – 1 vaga

Mariápolis – 1 vaga

Narandiba – 1 vaga

Osvaldo Cruz – 3 vagas

Pirapozinho – 1 vaga

Presidente Epitácio – 3 vagas

Presidente Prudente – 5 vagas

Presidente Venceslau – 5 vagas

Salmourão – 1 vaga

São João do Pau D’Alho – 1 vaga

Tarabai – 1 vaga

Total: 40 vagas

(Fonte: Governo Federal)