Prestes a comemorar 73 anos, o município de Dracena ganhou um marcante presente para seus moradores: pela primeira vez irá receber a Virada Cultural Paulista, maior evento cultural do estado, que será realizado neste sábado (01) e domingo (02), na Praça Arthur Pagnozzi e também na Praça Rotary.
Com uma programação variada, de qualidade e totalmente gratuita, a Virada Cultural trará apresentações de mpb, rock, forró, rock, jazz, pop, samba, teatro e ainda banda local (veja programação abaixo).
Neste ano, Dracena será a única cidade do Oeste Paulista a realizar o evento, com o lançamento do palco Experimente SP, idealizado especialmente para apresentações inovadoras de dança, vídeo mapping, artes integradas, DJs, coletivos artísticos, grupos de cultura tradicional e novas estrelas do município.
Veja a programação oficial:
Palco Experimente SP
Sábado – 01/12
Local: Praça Arthur Pagnozzi
17h45 – Quer Dançar Comigo? (INTERVENÇÃO PARA – ABERTURA) (teatro)
18h – Futsamba.SP (banda local)
19h30 – Edu Gomes Soul (jazz)
21h – Eliana de Lima (MPB)
22h30 – Di Função (rap)
23h59 – Trio Marron (forró)
Domingo – 02/12
Local: Praça Arthur Pagnozzi (com exceção da atração Coletivo Casa Amarela)
10h – Coletivo Casa Amarela (literatura) – local: Praça Rotary
15h – Samba do Cafofo (samba)
16h30 – Enoque Virgulino (forró)
18h – In Blues Beer Band (rock)
20h30 – Originais do Samba (samba)
Sobre Palco Experimente SP
Comemorando doze anos de Virada Cultural no interior paulista, a Secretaria da Cultura está inovando com um novo palco para apresentar novas experiências e novos artistas do cenário cultural paulista, o Experimente SP.
O objetivo do palco Experimente SP é difundir as artes e coletivos urbanos das mais variadas linguagens culturais, como coletivos artísticos, grupos de cultura tradicional, enfim, novas experiências culturais e sensoriais.
Muito mais do que shows, a ideia é que o público vivencie a diversidade da arte contemporânea, especialmente nas novas cidades do circuito.
Realizadores
A Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, que investe na programação artística principal. Os municípios são correalizadores, ficando responsáveis pela montagem da infraestrutura de palco, som, segurança e limpeza, além de reforço à programação artística. O evento é produzido pela APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, organização social de cultura parceira da Secretaria.
Histórico
Criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Virada Cultural Paulista tornou-se o mais relevante evento cultural do interior e litoral paulistas, com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em várias cidades do estado. Desde o princípio, a Virada tem buscado proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do País, nas mais variadas linguagens e experiências. Até 2017, ao longo de doze anos, mais de 11 milhões de espectadores estiveram presentes em mais de 7 mil espetáculos.