Nos dias 22 e 23 de dezembro, estabelecimentos prisionais subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) registraram tentativas frustradas de inserção de objetos ilícitos nos presídios e que foram barrados durante os procedimentos de revista. Vale lembrar que os visitantes flagrados são excluídos do rol de visitas e levados à Delegacia de Polícia Civil mais próxima, sem prejuízo de responderem na esfera criminal. Também é instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam os materiais podendo, ainda, ser instaurados Procedimentos de Apuração Preliminar para apurar supostas responsabilidades funcionais.

SÁBADO (22/12/18)

PENITENCIÁRIA “ASP. PAULO GUIMARÃES” DE LAVÍNIA (PIII)
Durante visita ao companheiro que cumpre pena na unidade prisional, uma mulher foi surpreendida tentando ingressar no ambiente carcerário com 01 (um) celular envolto a borracha preta, grafite em pó e papel carbono introduzido na genitália. A apreensão ocorreu em virtude do scanner corporal identificar o objeto no corpo da visitante via imagens. A mulher foi conduzida à delegacia de polícia local para providências necessárias e o sentenciado, por sua vez, isolado preventivamente em cela disciplinar.

PENITENCIÁRIA DE JUNQUEIRÓPOLIS
Neste final de semana, cinco mulheres foram impedidas de entrar no presídio para visitar os respectivos companheiros ao serem flagradas durante procedimentos de revista mecânica pelo scanner corporal. Quatro delas trazia ilícitos inseridos na genitália e a outra, no forro da calcinha, sendo apreendidos por Agentes de Segurança Penitenciária: 02 (dois) aparelhos celulares, 01(uma) placa de telefonia móvel, 01 (uma) porção de erva esverdeada aparentando maconha, 01(uma) porção de substância branca aparentando cocaína e 05 (cinco) pedaços de papel de cor branca, aparentando o entorpecente denominado K4. Diante dos fatos, a Polícia Civil foi acionada conduzindo as mulheres à delegacia, as quais também foram suspensas do rol de visitas, enquanto os sentenciados envolvidos foram removidos ao Pavilhão Disciplinar onde aguardarão a apuração dos fatos.

PENITENCIÁRIA “SILVIO YOSHIHIKO HINOHARA” DE PRESIDENTE BERNARDES

Na manhã de sábado, três visitantes foram flagradas pelo scanner corporal com supostas irregularidades e aceitaram submeter-se a realização de exames de raios X no hospital do município, momento em que ficou constatado que cada uma portava 01 (um) microcelular introduzido na genitália. Mais tarde, outra mulher foi impedida de entrar na unidade porque trazia algo oculto na região do busto e se recusou a informar do que se tratava. Assim, a Polícia Militar foi acionada e conduziu a visita à delegacia local, onde foi constatado tratar-se de substância entorpecente. No domingo, outras duas mulheres também foram descobertas tentando introduzir ilícitos na unidade sendo que uma delas trazia drogas no “top” e a outra portava maconha na meia elástica. Todas foram conduzidas à delegacia, onde foram lavrados os respectivos Boletins de Ocorrência além de serem suspensas do rol de visitas. Também foram instaurados procedimentos disciplinares para apurar a cumplicidade dos sentenciados que receberiam os ilícitos.

PENITENCIÁRIA “TACYAN MENEZES DE LUCENA” DE MARTINÓPOLIS

Durante os procedimentos de revista em visitantes para entrada no presídio, cinco mulheres traziam em oculto materiais proibidos inseridos na genitália, o que foi observado pelas imagens geradas no scanner corporal. Ao final, foram apreendidos 04 (quatro) celulares, 01 (um) chip e 01 (uma) porção de maconha. As mulheres foram suspensas do rol de visitas e encaminhadas à delegacia local, enquanto os sentenciados envolvidos responderão a Procedimento de Infração Disciplinar.

DOMINGO (23/12/2018)

CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
A companheira de um sentenciado tentou entrou na unidade prisional escondendo no cós da calça 35 (trinta e cinco) pontos do entorpecente “LSD”, mas foi descoberta durante os procedimentos de revista com o aparelho de scanner corporal. A mulher foi suspensa do rol de visitas e conduzida ao plantão policial, onde foi registrado Boletim de Ocorrência. Ainda foi instaurado Procedimento Disciplinar Apuratório em desfavor do detento para apurar a cumplicidade no ocorrido.

PENITENCIÁRIA “NESTOR CANOA” DE MIRANDÓPOLIS
Agentes de Segurança Penitenciária lograram êxito em interceptar 07 (sete) bilhetes e 01 (uma) folha de papel almaço trazidos por quatro mulheres em visita ao presídio, sendo duas mães, uma irmã e uma companheira de sentenciados. Uma mãe trazia o ilícito no sutiã e as demais mulheres ocultaram na calcinha. Todas foram devidamente cientificadas das infrações por tentativa de burlar as normas de segurança da unidade e suspensas do rol de visitas.

PENITENCIÁRIA “AEVP CRISTIANO DE OLIVEIRA” DE FLÓRIDA PAULISTA
Neste domingo pela manhã, uma visitante foi flagrada tentando entrar na unidade com 08 (oito) comprimidos de cor azul aparentando estimulante sexual escondidos na costura da blusa, o que foi descoberto mediante as imagens geradas pelo scanner corporal durante os procedimentos de revista. O segundo caso aconteceu por volta das 11h40, quando houve a apreensão de 02 (duas) placas de aparelho microcelular e 01 (um) pedaço de fio com a companheira de outro sentenciado, introduzidos nas partes íntimas. Diante das apreensões, as visitantes serão suspensas administrativamente do rol de visitas, conforme ordena a legislação vigente. Também foi instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos sentenciados que receberiam os objetos proibidos.

PENITENCIÁRIA “LUIZ APARECIDO FERNANDES” DE LAVÍNIA (PII)
No instante em que uma visitante se submeteu à revista de imagem pelo scanner corporal, o aparelho sinalizou positivamente para presença de objeto estranho em seu corpo. Indagada, a mesma assumiu que se tratava de um 01 (um) aparelho de telefonia móvel e posteriormente retirou voluntariamente de seu órgão genital um “invólucro” com 01 (uma) placa de micro aparelho de telefonia móvel celular. Foram instaurados Procedimentos Disciplinares para apurar os fatos e o sentenciado envolvido isolado preventivamente. Já a visitante foi levada perante a autoridade policial para as providências da Polícia Judiciária e suspensa do rol de visitas.

PENITENCIÁRIA “OZIAS LÚCIO DOS SANTOS” DE PACAEMBU
Duas mulheres que visitariam os respectivos companheiros na unidade prisional foram surpreendidas pelas imagens do aparelho de revista corporal que identificou na genitália de uma delas 02 (duas) placas de telefone celular e, na outra, 01 (um) invólucro com suposta cocaína. A Polícia Militar foi acionada e as visitantes conduzidas após o flagrante para a delegacia local, para providências de praxe. Foi instaurado Procedimento Disciplinar para apurar eventual cumplicidade dos sentenciados que seriam visitados, sendo isolados preventivamente em pavilhão disciplinar.