Os micro e pequenos empresários paulistas estão otimistas para o Natal deste ano. De acordo com uma pesquisa do projeto Indicadores Sebrae-SP, feita pela Fundação Seade, 40,2% dos entrevistados acreditam que as vendas de Natal serão melhores do que no ano passado. Outros 46,5% consideram que as vendas serão semelhantes às do ano passado. E apenas 9,5% dos micros e pequenos empreendedores creem em um Natal pior que em 2017. Os restantes 3,7% não souberam informar.
Outro dado interessante revelado pelo levantamento aponta que o Natal tem impacto positivo no faturamento não apenas em dezembro, mas já nos meses anteriores, em setembro, outubro e particularmente em novembro. Mais da metade das micro e pequenas empresas (MPEs) ouvidas, 51,6%, citam novembro como um mês beneficiado pelas vendas do Natal. E para 14,8% das MPEs ainda há efeitos positivos em janeiro.
Para 31,2% dos proprietários de MPEs, as vendas para o Natal costumam beneficiar sua empresa. Já para 49,9%, o movimento do Natal não beneficia nem prejudica a empresa. Outros 9,1% avaliam que o Natal prejudica a empresa e 9,8% não souberam responder. Considerando apenas as MPEs que se dizem prejudicadas pelo movimento do Natal, 37,1% apontam que nessa época do ano as pessoas costumam comprar itens que a empresa não vende. Para 25,1% o movimento diminui porque muitas pessoas viajam e para 24,2% há muitos dias parados.
A sondagem foi realizada no mês de novembro de 2018 e entrevistou 1.700 micro e pequenos empresários no Estado de São Paulo. Nesta pesquisa, as MPEs foram definidas como empresas de comércio e serviços com até 49 empregados e empresas da indústria de transformação com até 99 empregados, com faturamento bruto anual até R$ 4,8 milhões.