O médico dracenense Heleno Cavalcante Oliveira Neto viveu a experiência de correr contra os grandes nomes brasileiros do automobilismo, no final de semana, nas 500 Milhas da Granja Viana, em Cotia (SP), uma das provas mais famosas do kartismo brasileiro. Foram 12 horas de competição com 65 pilotos na disputa, sendo que os 20 primeiros estavam na categoria A.
A equipe HPKART e Spirit Motosport disputou a categoria A com o carro 13, que estava entre os seis primeiros colocados com grandes chances de subir no pódio quando saiu da prova porque quebrou. A Spirit Motosport foi campeã das 500 milhas em 2012 e também alcançou vários pódios em outras edições.
Ainda na disputa com o carro 113, na categoria B, a equipe HPKART e Spirit Motosport foi vice-campeã com os pilotos Heleno Neto, Tiago Barrancos, Douglas e Diego Veras. Durante a prova, os kartistas devem fazer seis paradas obrigatórias no box, sendo quatro de seis minutos e duas de quinze minutos. Correndo as 500 milhas pela primeira vez, o médico dracenense correu por 1h40 durante a tarde e sua segunda saída foi à noite, quando correu por mais 1h20 debaixo de muita chuva. “Foi um prova de muita emoção. Agradeço a equipe e a torcida calorosa”, disse.
A preparação de Heleno começou quatro meses antes com treinos diários na academia e corrida nas horas vagas.
Entre os pilotos das 500 milhas estavam Rubinho Barrichelo, Bia Figueiredo, Christian Fittipaldi, Thiago Camilo (Stock Car), Felipe Giaffone, Tuka Rocha (Stock Car), equipe do Nelson Piquet, pilotos da Fórmula 1, Stock Car e Fórmula Indie. O piloto de testes da F-1 Roberto Merhi estava na pole position das 500 Milhas e o evento foi transmitido pelo canal SporTV.
O Kartódromo Internacional Granja Viana sedia os principais eventos de kart nacionais e internacionais, desde grandes campeonatos de kart amador e profissional até às consagradas 500 Milhas de Kart Granja Viana.