Nos dois últimos meses, o Pronto Atendimento Municipal (PAM), em Dracena registrou um aumento nos casos de gastroenterocolite aguda, uma inflamação gastrointestinal. A procura de pacientes com esse problema de saúde, conforme informou o PAM à assessoria de comunicação da Prefeitura a pedido do JR e Portal Regional subiu 20%, com a necessidade de internação de 2%. Os mais susceptíveis são as crianças e idosos.

A orientação como se prevenir a doença é manter as mãos sempre limpas; lavar muito bem os vegetais e frutas antes de consumi-los; evitar comer em locais com pouca higiene; recusar maioneses, molhos e outros alimentos que estragam facilmente e/ou que estejam há muito tempo fora da geladeira; cozinhe muito bem frango e ovos.

FIQUE SABENDO

A diarreia aguda tende a cessar espontaneamente em poucos dias. O principal risco da diarreia é a desidratação. Para evitá-la, o paciente deve ingerir de 2 a 3 litros de líquido por dia. Se os sintomas persistirem por mais de dois dias ou houver sangue nas fezes ou outro sintoma (como febre, por exemplo), procure orientação médica.

Em caso de diarreia: Tome bastante líquido (cerca de 2 a 3 litros por dia). Dê preferência ao soro caseiro ou a bebidas que contenham sódio e potássio, como água de coco. É importante ingerir de 50 a 100 ml (1 copo e meio) de líquido depois de cada ida ao banheiro.

Pessoas com pressão alta, doenças renais ou cardíacas, glaucoma, entre outras não podem ingerir sódio em grandes quantidades. Se você tem alguma doença crônica e apresentar diarreia, consulte seu médico. Mantenha o aleitamento materno, caso o paciente ainda seja lactente. Pessoas de outras faixas etárias devem manter a alimentação, mas evitar alimentos gordurosos e com resíduos, como bagaço de frutas e salada. Lave bem as mãos depois de usar o banheiro e antes das refeições; preste atenção às crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, pois eles desidratam mais depressa.

*Modo de preparo do soro caseiro

Em um litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), misture uma colher pequena (café) de sal e uma colher grande (sopa) de açúcar. Mexa bem e ofereça ao doente em pequenas colheradas durante o dia.