Quem compra os produtos à base de milho verde: pamonha, curau, polenta, bolos na laje da igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida em Dracena está fazendo a diferença na vida de muitas famílias que enfrentam problemas com álcool e drogas.

De acordo com o presidente da Pousada Bom Samaritano, Antonio Botasso, conhecido como Toninho, a maior fonte de renda para manter a entidade e os trabalhos ao longo do ano é adquirida com a Festa do Milho, que neste ano está em sua 24ª edição.

O voluntariado começa desde a doação dos sacos de sementes de milho por uma família de Cândido Mota até os homens e mulheres que atuam no preparo e venda na laje da matriz de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h.

O milho cultivado pelos próprios residentes em quatro alqueires na Pousada, é colhido, descascado e limpo ainda no local. Em seguida, o milho é processado (ralado, peneirado) até se tornar uma massa básica, que é levada para a laje da matriz, onde serão preparados pratos, como curau, bolo, pamonha, entre outros.

A Festa será concluída com almoço no salão social da entidade no dia 17 de fevereiro, das 11h30 às 13h30. O convite custa R$ 25 (individual) e pode ser adquirido na laje da matriz, pousada e com os voluntários.

Roça de milho verde na Pousada Bom Samaritano (Lucas Mello/JR)

 

DO CULTIVO AO PROCESSO PARA A MASSA BÁSICA

O voluntariado começa desde a doação dos sacos de sementes de milho por uma família de Cândido Mota até os homens e mulheres que atuam no preparo e venda na laje da Matriz de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h.

O milho cultivado pelos próprios residentes em quatro alqueires na Pousada é colhido, descascado e limpo ainda no local. Em seguida, o milho é processado (ralado, peneirado) até se tornar uma massa básica, que é levada para a laje da Matriz, onde serão preparados pratos, como curau, bolo, pamonha, entre outros.

A Festa será concluída com almoço no salão social da entidade no dia 17 de fevereiro, das 11h30 às 13h30. O convite custa R$ 25 (individual) e pode ser adquirido na laje da Matriz, Pousada e com os voluntários.

A massa básica para o preparativo dos quitutes também é preparada na Pousada (Lucas Mello/JR)

 

VEJA MAIS FOTOS DA MATÉRIA: