Com sua lucrativa produção de seda, a China sempre funcionava como o coração da antiga Rota da Seda, enviando mercadorias para lugares tão distantes quanto a Europa e a África.

O comércio da seda era tão importante para a China que a dinastia Han chegou a estender a Grande Muralha para o limite oeste de seu território para proteger as caravanas que chegavam da Ásia Central.

Pequim era um ponto focal no comércio, com comerciantes vindos de terras distantes para visitar os mercados da cidade.

No entanto, outra cidade chinesa, embora muitas vezes negligenciada nos dias atuais, também funcionava como uma das paradas mais importantes da Rota da Seda: Kashgar.

Se você é fã de história chinesa ou sabe muito sobre conflitos de minorias na China, provavelmente já ouviu falar de Kashgar. Quanto a todos os outros… pode parecer familiar?

Antes de começar a planejar a sua viagem pela China e Ásia Central, a grande maioria tem uma vaga ideia de que Kashgar é uma antiga cidade comercial em algum lugar do Oriente Médio.

Contudo, fique a saber que Kashgar se parece muito com as outras cidades chinesas que irá visitar: vai encontrar mulheres chinesas idosas vendendo legumes de pequenas barracas de rua, prédios altos cobertos de placas coloridas e uma ponte impressionante coberta de luzes de neon.

 

Mas… Conheça melhor Kashgar

Antes de tudo, tenha em conta que quem precisa obter um visto.

Kashgar é uma cidade chinesa, onde a maioria dos viajantes precisa de visto para visitar. Saiba que se tentar obter o visto sozinho pode ter alguns problema por isso poderá optar pelo iVisa se você quiser tirar o incômodo (ou se você mesmo fizer isso, preste muita atenção a todos os detalhes do aplicativo e fator em muito tempo extra, caso você seja negado no início).

É importante ter em mente que muitas cidades chinesas quase não têm turistas, contudo, quando falamos de Kashgar irá com toda a certeza irá ver turistas. Ou será que não são turistas?

É importante perceber que Kashgar é acima de tudo lar de uma população diversificada incluindo Uyghur, Kyrygz, Tadjique, Uzbeque e chineses Han!

De fato, enquanto muitas das ruas de Kashgar parecem estar cheias apenas de produtos chineses, uma viagem ao centro da cidade até o centro histórico de Kashgar parece entrar em um novo país.

Aqui, o roteiro em árabe substitui caracteres chineses em placas, barracas de comida oferecem pilhas de pão naan em vez de pratos de arroz, locais se agitam por meio de chapéus doppa esportivos e lenços de cabeça e, em vez de gongos budistas, o chamado islâmico ressoa pela cidade.

O único chinês que você ouvirá falado aqui será pelo punhado de mochileiros chineses que passam pela cidade.

Realmente, a Cidade Velha de Kashgar se parece muito mais com uma cidade no Oriente Médio do que com uma na China.

Isso pode ter algo a ver com o fato de que os uigures, que compõem 90% da população de Kashgar, são um grupo étnico turca.

Agora já sabe o que poderá esperar desta cidade na China. Acredite que irá adorar.