Faleceu na madrugada desta terça-feira, possivelmente vítima de uma picada de escorpião, Ana Sofia da Silva Santos de 4 anos, moradora na zona leste de Tupã, na Rua Clóvis de Oliveira, próximo a Escola Irene Resina. Segundo informações preliminares a criança teria sido picada em um dedo, e chorando muito foi levada pela sua mãe até o UPA – Unidade de Pronto Atendimento.
Ao ser atendida no UPA foi diagnosticada com sintomas idênticos de picada de escorpião, e imediatamente foi transferida para Santa Casa de Tupã. Ainda segundo informações, já na Santa Casa a criança sofreu 4 paradas cardíacas, não resistindo e vindo a óbito.
Vale ressaltar que os escorpiões se proliferam principalmente em áreas com acúmulo de lixo, entulho e matéria orgânica. Infelizmente em Tupã, a Prefeitura Municipal tem sido ineficiente na limpeza das áreas comuns da cidade, como praças e terrenos públicos, e a fiscalização da limpeza de terrenos particulares também é bastante deficitária.
O atual secretário de Meio Ambiente e Agricultura, ocupa a pasta de forma interina, pois nenhum profissional da área ainda foi contratado pelo Governo José Ricardo Raymundo. Até quando a população tupãense vai sofrer com o descaso dos espaços públicos, pela ineficiência do Governo.
O velório da criança deverá acontecer na Igreja Evangélica União da Fé, próximo a APAE de Tupã. Continuaremos acompanhando o caso.