O projeto “DNA Conciliado é Legal” foi vencedor da 9ª edição do Prêmio Conciliar é Legal, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça. Nesta quinta-feira (24), a cidade receberá a visita do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e diretor do NUPEMEC dr. José Carlos Ferreira Alves, no auditório da Fundec, às 15h30, para um reconhecimento da premiação nacional.
O NUPEMEC (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos) é o órgão gestor do CEJUSC. O evento será aberto às pessoas que tenham interesse em conhecer o trabalho, bem como aos líderes de comunidades, clubes de serviços, entidades e afins. Na ocasião, o desembargador conhecerá pessoalmente o projeto dracenense para a possibilidade de estendê-lo para todo o Estado de São Paulo.
O projeto dracenense é realizado por meio de uma parceria entre o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo – IMESC, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Dracena/SP – CEJUSC, instalado no CEDRAC, a Faculdade Unifadra/Fundec (com os cursos de Enfermagem e Psicologia) e a Prefeitura Municipal de Dracena. O prêmio está na categoria Juiz Individual (Justiça Estadual), na pessoa do dr. Marcus Frazão Frota, juiz de direito da Comarca de Dracena, e será entregue no próximo dia 5 de fevereiro, em Brasília/DF.
O “DNA Conciliado é Legal” foi organizado pela gestora do CEJUSC Maria Dias Pereira de Medeiros, com a coautoria do juiz de direito Marcus Frazão Frota, incentivador que inscreveu o projeto no Prêmio que elevou o trabalho ao melhor do país.
O curso de Enfermagem da Unifadra/Fundec é responsável por todas as coletas de materiais genéticos que são realizadas no CEDRAC semanalmente, estando em contato direto com os núcleos de genética do IMESC.
Com o projeto, diminui-se o tempo de espera para as famílias, diminui-se o gasto estatal com processos judiciais e se estabelecem soluções consensuais de forma mais humanizada para a população de Dracena e região.