O Parque Estadual do Aguapeí (PEA) deu posse ao novo conselho consultivo no último dia 18, durante evento aberto ao público. O Conselho do PEA é um órgão colegiado, de caráter consultivo, que subsidiará as ações de implantação e gestão desta unidade de conservação e seu entorno.
O Conselho do PEA é paritário, composto por 18 membros titulares e 18 suplentes, sendo nove representantes do setor público e nove da sociedade civil. Em sua composição, o poder público será representado pela Fundação Florestal, Procuradoria Geral do Estado, Polícia Militar Ambiental, Cati/Itesp, Unesp, Cesp e as prefeituras dos municípios que integram o Parque: Castilho, Guaraçaí, Junqueirópolis, Monte Castelo, Nova Independência e São João do Pau D’Alho.
A sociedade civil, por sua vez, será representada pelas ONGs Apoena e Pontal Flora, Comitê de Bacias Hidrográficas Aguapeí-Peixe, Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da região de Dracena, Lions Clube e as Usinas: Viralcool, Ipê e Rio Vermelho.
O mandato dos conselheiros será de dois anos, sendo uma atividade não remunerada e considerada de relevante interesse público.