O dirigente municipal de Educação, Rodrigo Barbosa da Cruz, apresenta as ações em favor de uma educação com excelência, para os alunos da rede municipal de Ouro Verde no ano de 2018.
Atendemos cerca de 120 crianças na Creche Escola Municipal Carrossel, que ofereceu o ensino em tempo integral e parcial, sendo o período parcial da manhã das 7h às 12h e o período da tarde das 12h às 17h e o período integral das 7h as 17h.
Na rede municipal também existe uma escola infantil E.M.E.I. Aurora Dalva Arantes de Carvalho que atende 198 alunos com faixa etária de 4 e 5 anos, oferecendo período parcial, sendo o funcionamento de manhã das 8h às 12h e o período da tarde das 13h às 17h.
Contamos também com o C.E.E.R. Prof.ª Maria Vanha Roga Primo, Centro de Educação Especial e Reabilitação que atende 31 alunos especiais, funcionando em período integral das 8h às 17h. No período da manhã, os alunos são alfabetizados. Já no período da tarde, os alunos frequentam a Equoterapia, que favorece a reabilitação, além de outras atividades que são desenvolvidas como: Informática Educacional, Banda Musical, Karatê, Empreendedorismo Social, Atendimento Psicológico e Odontológico.
Tivemos cerca de 570 alunos atendidos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, na E.M.E.F. Prof.ª Júlia Roseira Jerônimo que ofereceu o ensino em tempo parcial, sendo o período da manhã das 7h às 12h e o período da tarde das 12h40 às 17h40. Também foi oferecida a população uma classe multisseriada para alfabetização de EJA- Educação para Jovens e Adultos, no período noturno.
No Ensino Fundamental I, no ciclo I (1º ao 3º ano) são oferecidas as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Arte e Inglês de acordo com a Matriz Curricular Básica- Resolução SE nº 81, de 16/12/2011. O Programa Mais Alfabetização é uma estratégia do Ministério da Educação, que foi aderido pela unidade escolar para fortalecer e apoiar o processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental. Conta com assistentes de alfabetização que acompanham cinco horas semanais cada turma.
No ciclo II (4º e 5º ano) são oferecidas as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Arte e Língua Estrangeira Moderna- Inglês que fazem parte do núcleo comum exigido pela LDB nº 9394/96.
O Ensino Fundamental II também é de responsabilidade do município. São atendidos cerca de 440 alunos, na E.M.E.F. Prof. Nelson de Paula, que ofereceu o ensino em tempo parcial, sendo o período da manhã das 7h às 12h e o período da tarde das 12h30 às 17h30. Também foi oferecida a população uma classe multisseriada de EJA- Educação para Jovens e Adultos, para continuidade dos estudos da 5ª série a 8ª série, no período noturno.
No Ensino Fundamental II, os docentes são especialistas e são oferecidas as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Arte, LEM- Inglês que fazem parte do núcleo comum exigido pela LDB nº 9394/96 e ainda cada ano conta com uma aula de Geometria e duas aulas de LIP- Leitura, Interpretação e Produção de Texto.
Os alunos do Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano) participam de avaliações externas à escola, que são Prova Brasil elaborada pelo MEC; a avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) elaborada pela SEE/SP (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo).
Para o ano letivo de 2019 será implantado a avaliação SAREOV (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Ouro Verde) elaborada pela supervisora da rede municipal de Ensino juntamente com os coordenadores pedagógicos das unidades escolares. Os resultados dessas avaliações são utilizados para tomadas de decisões que vão ajudar as equipes gestoras juntamente com os docentes a realizarem agrupamentos produtivos para que os alunos avancem na aprendizagem.
Para o atendimento dos 1.362 alunos da rede municipal de Ensino, o Departamento de Educação contou com uma equipe de 91 docentes; 76 servidores; 5 diretoras; 1 assessora de Direção e Administração Escolar; 6 coordenadores pedagógicos; 1 supervisora de Ensino; 40 estagiários; 1 nutricionista, 1 psicóloga e 1 fonoaudióloga.
Vários projetos extracurriculares são desenvolvidos para aprofundar competências e valores nos alunos, tais como: projetos diversos desenvolvidos pelas unidades escolares, PROERD, Projeto Caminhar, Aprimoramento em Matemática, Banda Musical, Família na Escola, Conheça São Paulo, Conheça Prudente, Padrinhos e Afilhados, Carreta Marinha e outros que estão sendo organizados pelas equipes escolares e vão constar do Projeto Político Pedagógico, Plano Gestão e Calendário Escolar.
Os docentes participam de formação continuada durante todo o ano letivo, para discutirem suas práticas pedagógicas e terem conhecimento de novas pesquisas educacionais. Essa formação é realizada em HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) orientada pelos coordenadores pedagógicos; participam também de palestras, reuniões e cursos sempre orientados pela supervisora municipal Larissa Telma de Bernardi Pietrucci.
Além dos docentes, receberam formação continuada os gestores das unidades escolares e também os servidores. Foram oferecidas formações sobre: BNCC, EMAI e Ler e Escrever, Boca Mágica, Oficina de Educação Física Escolar.
Para o ano letivo de 2019, a E.M.E.F. Prof.ª Júlia Roseira Jerônimo, também contará com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), e contará com alunos de Faculdade presencial dentro da escola, para também ajudar no processo de alfabetização.
As merendeiras da Cozinha Piloto e das unidades escolares receberam treinamento com uma nutricionista da diretoria de Ensino de Adamantina. Já os motoristas tiveram formações diversas sobre o trânsito e também orientações quanto ao transporte de alunos, e os demais servidores tiveram momentos durante o ano letivo com palestras de motivação, formação e orientações gerais.
Os gestores do Departamento de Educação bem como os servidores fizeram diversos cursos: Gestão para Educação Municipal (GEM), Fundeb, Transporte Escolar, IDEB, Regimento Escolar, Alimentação (CAE) e Censo Escolar.
As escolas municipais são inclusivas tendo em nossa rede regular de ensino onze alunos especiais. Além desses alunos, mais dois da Escola Estadual frequentam a Sala de Recurso AEE (Atendimento Educacional Especializado), que está instalada na E.M.E.F. Prof.ª Júlia Roseira Jerônimo, no contraturno que conta com o trabalho de docentes especialistas em Educação Especial. Também na rede municipal de Ensino, há alunos que necessitam de acompanhamento, que é feito por docentes contratados e estagiários que auxiliam esses alunos na aprendizagem e também nas necessidades de higiene, alimentação, locomoção e outros cuidados.
Também foi implantado, no ano passado, nas escolas de Ensino Fundamental o ACD (Atividades Curriculares Desportivas) constituídas de, no mínimo, 20 alunos, organizadas por modalidade, categoria e gênero, e suas atividades são desenvolvidas em turno adverso ao horário regular de aulas dos alunos envolvidos, em, no mínimo, duas e, no máximo, três aulas semanais. As turmas de ACDs foram organizadas nas seguintes modalidades: Basquetebol, Damas, Futsal, Natação, Tênis de Mesa e Voleibol.
A rede nunicipal de Ensino também manteve, com recursos próprios, a continuação do Programa Escola da Família, na E.M.E.F. Prof.ª Júlia Roseira Jerônimo, localizada em um dos bairros mais carente, o Nova Esperança, que tem o objetivo de proporcionar diversas atividades dentro de quatro eixos norteadores: esportes, cultura, qualificação para o trabalho e saúde para as comunidades de dentro e de fora dos entornos escolares, aos finais de semana.
Os alunos da rede municipal, além do excelente trabalho realizado pelos profissionais da Educação, recebem uniformes, livros didáticos, apostilas e outros materiais escolares. As escolas de Ensino Fundamental possuem sala de informática com computadores com acesso à internet, sala de leitura com acervo de livros de literatura que são renovados a cada ano, parque infantil, sala de vídeo, atendimento psicológico, fonoaudiólogo e também atendimento dentário.
Os alunos da zona urbana, que residem longe das unidades de Educação Infantil e que estudam, utilizam o transporte escolar ofertado gratuitamente. E todos os alunos da zona rural são transportados pela frota de ônibus da educação para todas as modalidades de Ensino. Ainda é ofertado gratuitamente para os munícipes universitários e demais que fazem cursos técnicos, transporte para os municípios de Tupi Paulista, Dracena e Adamantina e todos os alunos que utilizam este serviço precisam portar uma carteirinha de identificação.
O calendário escolar teve início no dia 1º de fevereiro de 2018 e foi até o dia 14 de dezembro de 2018. As atribuições de classes e aulas para o ano letivo de 2019 dos docentes efetivos da rede municipal foram realizadas nos dias 17 e 18 de dezembro. Quanto ao saldo de classes e aulas remanescentes, a atribuição será no dia 28 de janeiro de 2019, para docentes aprovados no concurso público para o preenchimento de vagas existentes e docentes classificados no processo seletivo, para substituição. A rede municipal de Educação terá 100% de servidores efetivos.
Os investimentos na Educação Municipal são constantes. No início deste ano foram entregues construídas três salas na E.M.E.I. Aurora Dalva Arantes de Carvalho. Também todas as salas desta unidade escolar e também as salas de aula do C.E.E.R. Prof.ª Maria Vanha Roga Primo, foram climatizadas sendo instalado ar condicionado para melhor atender nossos alunos. Estão sendo feitos pequenos reparos e manutenções em todas as escolas na medida do possível. Na Creche Escola Municipal Carrossel, também foram feitas adaptações diversas para que o espaço melhor atendesse todas as crianças e também oportunizou vagas para mais algumas crianças. Para o próximo ano letivo, o projeto é climatizar todas as salas de aula da Creche Escola Municipal Carrossel.